Alfândega da Fé reconhecido como “Município ECOXXI 2015” | Câmara premiada com Bandeira Verde

21 Set '15

A Câmara de Alfândega da Fé foi premiada com o Galardão ECOXXI 2015. Trata-se de uma distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, que vem reconhecer as boas práticas do Município de Alfândega da Fé no domínio da sustentabilidade. Um reconhecimento do empenho da autarquia na promoção do desenvolvimento sustentável do concelho traduzido na implementação de medidas, ações e políticas em domínios como: educação ambiental, conservação da natureza, gestão e conservação da Floresta, Ordenamento do território, agricultura e desenvolvimento rural, participação cívica, informação, água, energia, turismo. Estes são alguns dos indicadores, no total de 21, que compõem o índice ECOXXI. O Prémio é atribuído tendo por base a classificação obtida nestes indicadores.

Foi a primeira vez que a Câmara Municipal se candidatou a este prémio. O ECOXXI foi entregue no dia 18 de setembro, em Sesimbra, distinguindo 40 municípios portugueses. Alfândega da Fé posicionou-se em 27º lugar a nível nacional, com uma classificação de 57,5%, sendo o município melhor classificado no panorama distrital. Alfândega da Fé obteve, assim, a Bandeira Verde e consegue o estatuto de Município ECOXXI.

Esta distinção é entendida como um incentivo para continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste campo, assumindo-se também como um estímulo para a consolidação de boas práticas relativamente a políticas de sustentabilidade.

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, que é avaliada por um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional onde estão representadas mais de 40 instituições.

O resultado da candidatura resume-se num índice global percentual de políticas de sustentabilidade, segundo o referencial ECOXXI. A bandeira verde é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50% .