Município de Alfândega da Fé | Reunião com Paulo de Morais

13 Ago '15

Paulo de Morais, candidato à Presidência da República de Portugal, esteve em Alfândega da Fé numa visita em que a transparência na vida pública, principalmente ao nível do poder local esteve em análise. Por solicitação do próprio o candidato reuniu-se com a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, num encontro em que também participaram o Vice-presidente da Câmara, membros do Gabinetes de apoio e Chefias de Divisão. Paulo de Morais escolheu a Câmara Municipal de Alfândega da Fé para dar início a uma serie de reuniões com autarcas do país. O facto de Alfândega da Fé ter sido classificada como a Câmara mais transparente do país num ranking que avalia a transparência Municipal com base na informação disponibilizada no website, foi a principal razão que levou Paulo de Morais a escolher este concelho do Nordeste Transmontano.

Paulo de Morais inteirou-se da realidade local e congratulou pessoalmente a presidente da Câmara pelo empenho e interesse na promoção da transparência nas autarquias locais. Recorde-se que o Município de Alfândega da Fé assumiu a transparência como um dos seus principais compromissos. Tal como escreve a presidente da Câmara Municipal, na mensagem presente no site da autarquia,” Tem sido um compromisso desta autarquia a disponibilização de informação aos munícipes no “site”, que construímos no primeiro ano do anterior mandato e que queremos melhorar ainda mais, para ser de utilização mais fácil e mais amigável, de forma a permitir um melhor acompanhamento do nosso trabalho. Ao disponibilizarmos o acesso à informação, acreditamos também que estamos a contribuir para aumentar a participação de todos/as. Pretendemos que continue a colaborar connosco, apresentando sugestões, propostas de melhoria e mesmo reclamações, o que também é possível através do site.

Temos uma “newsletter” que enviamos regulamente para todas as pessoas que se inscreveram (a inscrição pode ser feita no site) actualizando de uma forma simples o que de mais importante vamos fazendo, com a periodicidade mensal ou com maior frequência quando se justifica.

Apesar de todos os constrangimentos financeiros que herdamos e que ainda pesam e muito na nossa atuação do dia-a-dia estamos empenhados/as em fazer mais e principalmente melhor nos vários níveis da governação autárquica, construindo um futuro melhor para a nossa comunidade.”