As Cartas de Foral de Alfândega da Fé” | Livro apresentado no feriado municipal

30 Jun '15

Foi apresentado, no dia 29 de junho, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, o livro “ As cartas de foral de Alfândega da Fé (1294-1510)”. Trata-se de uma obra, da autoria do Alfandeguense Francisco Lopes, que dá a conhecer factos relacionados com a história, formação e identidade do concelho através do estudos e análise das suas cartas de foral: a de 1294, atribuída por D. Dinis e a de 1510 concedida por D.Manuel I. Para a Presidente da Câmara Municipal, Berta Nunes, esta publicação assume-se como “mais um contributo importante para a história do concelho de Alfândega da Fé, integrando-o na história de Portugal, permitindo-nos perceber que desde 8 de maio de 1294, com um pequeno interregno (1895-1898) e algumas mudanças nos seus limites, Alfândega da Fé é um concelho velho de mais de sete séculos”. Este foi também um dos principais objetivos da Câmara Municipal ao lançar o repto ao autor para estudar e compilar em livro esta investigação sobre as cartas de foral de Alfândega da Fé, ou seja, contribuir para o conhecimento do passado do concelho, tornando acessíveis documentos e factos desconhecidos da grande maioria da população.

A autarca alfandeguense afirma que este livro “ é importante para melhor se perceber o passado e o presente, contribuindo para reforçar a identidade local, um dos aspetos importantes da auto estima e da motivação para trabalhar pelo progresso destas terras e das gentes que as habitam.”

Um livro que se insere num projeto mais vasto que o município está a implementar. Trata-se da “Conservação e valorização da Torre do Relógio e área envolvente”, que para além da obra física, que está a decorrer, tem também como objetivo a realização de estudos históricos e arqueológicos, sobre a Torre do Relógio e a sua contextualização na história da Vila e do concelho.

Segundo Francisco Lopes o livro pretende também ser um incentivo para “o gosto pela história local e a educação para a defesa do património ainda existente. E como em qualquer trabalho de investigação é também um objetivo que o resultado possa servir de suporte com validade científica para ser utilizado por outros investigadores”.

Francisco Lopes, alfandeguense, tem-se dedicado ao estudo do património e história do concelho de Alfândega da Fé. Para além do livro que agora apresenta, são da sua autoria : "Arquivo Histórico Municipal de Alfândega da Fé - Organização e constituição", 1994 e "Alfândega da Fé - registos de um percurso histórico", vol. 1, 2006. Ambos edições da Câmara Municipal.