Universidade Sénior | Abertura ano Letivo

25 Set '15

Professores e alunos da Universidade Sénior reuniram-se na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues para assinalar o início do ano letivo 2015/16. A cerimónia ficou marcada pela apresentação do livro do aluno e professor desta universidade, Carlos Simões. “Um Homem na Estrada” é o título da obra deste autodidata, que passou para o papel a sua história de vida, o seu gosto por viajar e descobrir novas realidades. Carlos Simões tem 73 anos, através deste livro faz uma viagem no tempo, prova de que ainda não se deixou vencer pelo tempo.

O arranque do ano letivo foi também momento para dar a conhecer as disciplinas que ao longo do ano vão ocupar os cerca de 100 alunos desta universidade. TIC, inglês, jornalismo, trabalhos manuais, malhas, bordados, saúde, motricidade humana, estimulação cognitiva, e história de Portugal são as áreas que compõem a estrutura curricular. A grande novidade são as aulas de história no local. Uma espécie de visita guiada a locais dentro e fora do concelho de Alfândega da Fé, que vai permitir ficar a conhecer in loco a história destes lugares.

Recorde-se que a Universidade sénior de Alfândega da Fé é um projeto desenvolvido pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde em parceria com a Câmara Municipal, com o objetivo de proporcionar as séniores do concelho um envelhecimento ativo e com qualidade. Começou a funcionar em 2012 e assenta numa filosofia de troca e partilha de experiências num ambiente de ensino não formal. Faz parte da RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) e é uma referência para os seniores de Alfândega da Fé.