Torre do Relógio | Edifício já pode ser visitado

28 Set '15

Foram inauguradas no passado Sábado, 26 de setembro, as obras de requalificação da Torre do Relógio e zona envolvente. A iniciativa, inserida na programação das Jornadas Europeias do Património levou muita gente à zona histórica de Alfândega da Fé e a Torre abriu portas para os receber. É que para além da preservação deste património as obras na Torre do Relógio permitiram torná-la visitável. Agora, no interior do edifício está patente a exposição “ Quando o relógio voltou a dar horas”. Uma mostra fotográfica que dá a conhecer o antes e o depois da intervenção.

A obra teve como principal objetivo a preservação do edifício valorizando-o do ponto de vista turístico e cultural. Um projeto financiado em 85%, por fundos comunitários, através de uma candidatura ao ON.2-Novo Norte, que incluiu também a requalificação da zona envolvente, com trabalhos nas infraestruturas de saneamento e iluminação, reformulação do trânsito e melhoramento da acessibilidade pedonal. No total um investimento de mais de 650 mil euros, que permitiu também a realização de estudos arqueológicos (coordenados pela Universidade do Minho) e históricos, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o edifício, a sua história e a própria vila. No entanto os estudos não foram conclusivos, não permitindo desfazer a dúvida se a Torre é realmente o que resta do antigo castelo Medieval. Para Paulo Costa, um dos investigadores, o mais provável é que a Torre tenha sido construída para albergar o relógio, facto que a torna também num exemplar único a nível nacional. Este e outros dados estão compilados no livro “A Torre do Relógio e o Castelo de Alfândega da Fé” da autoria do investigador. Uma obra que foi apresentada no âmbito da inauguração das obras de requalificação da Torre do Relógio.

O que é facto é que a Torre do Relógio é um dos edifícios mais emblemáticos do concelho, para marcar a abertura ao público contou-se também a história da vila e da Torre, numa dramatização que envolveu a população local, a Banda Municipal, Grupo de Cantares, Escola de teatro e a Companhia Filandorra. A partir de agora o interior do edifício e a exposição patente podem ser visitados diariamente. Para tal basta entrar em contacto com o posto de turismo local e agendar a visita.

Posto de Turismo de Alfândega da Fé

Telef: 279462739