Centro de Interpretação do Território Inaugurado | Antiga Escola Primária de Sambade acolhe infraestrutura

25 Nov '15

O Centro de Interpretação do Território, em Sambade, já abriu portas. A infraestrutura foi inaugurada a 21 de novembro, numa cerimónia integrada na programação da Festa da Montanha, que se realizou nos dias 20, 21 e 22 de novembro. O Centro de Interpretação do Território pretende dar a conhecer o concelho, as suas gentes, usos, costumes e tradições. Esta nova valência resulta da recuperação da antiga escola primária da localidade, desativada devido à falta de alunos e quer afirmar-se como um local de apoio ao turismo e de valorização e preservação da identidade concelhia.
Trata-se de um espaço museológico dinâmico com conteúdos atrativos. A ideia nasceu da criação de um museu rural na aldeia, com espólio cedido pelos populares. A necessidade de um espaço expositivo permanente, associado à de preservação e valorização dos objetos e do seu simbolismo, levou a que evoluísse para um local onde se possa viver, sentir e conhecer todo o território. Associado à Sala Sambade, onde está exposto este material ligado ao quotidiano e à ruralidade, surgem outros espaços que cumprem este objetivo. O CIT é composto por uma Sala de Exposições, onde se encontra uma exposição fotográfica com 30 fotografias sobre o território, resultado de um trabalho de recolha nas áreas do concelho: a Montanha, o Vale, o Rio, o Planalto e Alfândega da Fé; um Túnel do Pastor onde os sons caraterísticos da pastorícia circulam; a Sala Elogio ao Tempo e à Natureza, onde se encontra um ambiente natural e se pode visualizar um filme; a Sala Identidade onde o visitante interage com os elementos expostos, com recurso à realidade aumentada e pode ficar a saber o significado de alguns regionalismos como: “Bô”; “Cibo”, “Cucha” ou “Refustedo”. Para além destes espaços, há também uma loja onde o visitante pode adquirir vários produtos locais e onde está instalada uma impressa 3D que permite imprimir em tempo real objetos relacionados com o território.
Esta valência encontra complementaridade no Centro Cultural Tecnológico também inaugurado no mesmo dia. Resultante da recuperação da antiga Casa do Povo esta infraestrutura está desenhada para espaço de convívio e realização de eventos. Um Centro multiusos onde é disponibilizado o acesso à internet e a um fundo documental, que está a ser criado especificamente para o efeito.
Com estas novas valências o concelho diversifica a sua oferta em termos culturais e turísticos, numa freguesia que já dispões de infraestruturas relevantes nesta área como o Hotel &SPA Alfândega da Fé, as Casas do Bairrinho e a Escola Alojamento Rural de Covelas.
A construção destes espaços resulta de uma candidatura ao PROVERE, financiada em 85%, designada – Sambade Aldeia Tecnológica e Turística.