Alfândega da Fé | Mantém liderança na Transparência

10 Dez '15

A Câmara de Alfândega da Fé volta a liderar o ranking dos municípios mais transparentes do país. Os dados foram revelados pela Transparência e Integridade, Associação Cívica, promotora do estudo. O índice de Transparência Municipal – ITM- avalia o nível de transparência dos 308 municípios portugueses com base na informação disponibilizada nos seus websites. Alfândega da Fé aproxima-se da excelência, obtendo um score de 94,23 pontos num escala de 0-100. Já na edição anterior o município liderava esta tabela, com uma classificação acima de bom, traduzida nos 82 pontos alcançados. Em 2013 aparecia no ranking, em 2.º lugar, com 59 pontos. A autarquia vê assim reforçadas e consolidadas a suas preocupações com a disponibilização de informação aos munícipes e público em geral, melhorando em 12 pontos a sua prestação neste campo.

A promoção da transparência e da participação é um dos principais compromissos assumidos por Berta Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, que vê neste índice uma ferramenta importante no processo de melhoria contínua da comunicação com os munícipes. Entendendo que um cidadão informado é um cidadão mais ativo e participativo, a disponibilização de informação é passo essencial na promoção da participação na vida local e exercício pleno da cidadania, abrindo canais de diálogo, contribuindo para a transparência da gestão e administração local.

O índice de Transparência Municipal é também entendido como um contributo importante da própria sociedade civil, que ao promover esta avaliação independente, tem vindo a estimular a melhoria da relação entre munícipes e municípios, beneficiando o diálogo entre eleitos e eleitores.
Recorde-se que a TIAC avalia, há 3 anos, o volume e o tipo de informação disponibilizada online pelos municípios com base em 76 parâmetros. Informação relacionada com áreas como: o funcionamento do Município, organização e composição social; contratação pública; transparência económico-financeira; transparência na área do urbanismo; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Planos e Planeamentos entre outras. São estes os indicadores que permitem aferir a transparência a nível municipal.