Rui Massena | Álbum de estreia apresentado em Alfândega da Fé

02 Fev '15

O Auditório da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues encheu-se para assistir à estreia de Rui Massena como compositor. O conhecido Maestro escolheu este espaço cultural para apresentar o seu mais recente projeto. Trata-se de “Solo”, o primeiro disco de originais de Massena. “Solo” dá a conhecer canções que escreveu para o piano durante a residência artística que, há um ano, realizou em Alfândega da Fé. O espaço que escolheu para compor e gravar esta sua obra recebeu também o concerto que marcou a apresentação oficial.
Uma obra que nas palavras do maestro é marcada pela “paz, tranquilidade e harmonia”, características que identifica também com o concelho de Alfândega da Fé. Local onde encontrou o recolhimento necessário para compor e gravar este “Solo”. Do álbum fazem parte 15 músicas, a música de abertura intitula-se” Fé” e sobre ela o autor escreve: "Foi composta na minha residência artística em Alfandega da Fé, em janeiro de 2014. Tem a calma da paisagem. Tem a ideia, também calma, de um começo. Como se a Fé, o acreditar tivesse de ser calmo. Tivesse tempo próprio".
A associação do nome de Alfândega da Fé a este projeto é para o município motivo de orgulho e demonstra a vontade de dinamizar e projetar culturalmente o concelho. Para Berta Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, a promoção destas iniciativas assume-se como uma forma de divulgar o nome do território, associando-o ao que de melhor se faz no campo cultural, ao mesmo tempo que se possibilita aos locais o contacto direto com diversas formas de criação artística.