Feriado Municipal | Alteração da data em discussão

27 Mar '15

O assunto foi levado à última sessão da Assembleia Municipal. Na altura foi constituída uma comissão para analisar e debater a alteração da data do Feriado Municipal de Alfândega da Fé. Esta comissão vai ter como principal missão a de acompanhar e promover esta discussão. Um processo que se pretende agregador, envolvendo o maior número de munícipes. Em causa está a substituição da data do Feriado Municipal, que até agora se assinala a 29 de junho. Uma das propostas é a de associar esta data comemorativa a um facto de importância histórica para o concelho, ou seja, a atribuição da primeira carta de foral, a 8 de maio de 1294.
Recorde-se que o Feriado Municipal de Alfândega da Fé foi instituído na sessão de 4 de Setembro de 1978 da Assembleia Municipal, associando-o ao dia de S. Pedro, orago da Paróquia de Alfândega da Fé. No entanto, a efeméride nunca se consegui afirmar dentro do espírito que caracteriza um feriado municipal. Daí que a alteração da data é entendida como uma forma de promover a identificação de todos e todas os alfandeguenses com o dia do concelho, celebrando a data que o viu nascer e conferindo importância e significado acrescido às comemorações.
Um assunto para refletir e debater com toda a sociedade. O repto já foi lançado na Assembleia Municipal e fundamentado tendo por base um texto/informação do munícipe Francisco José Lopes , historiador/professor bem conhecido da maior parte dos alfandeguenses, que, a par do Presidente da Mesa da Assembleia Municipal e dos deputados Municipais Diamantino Mário Lopes, Nelson Artur Castilho, Luís Terêncio e António Pacheco, integra a comissão constituída para liderar este processo.