Alfândega celebra Abril

26 Abr '16

Alfândega da Fé celebrou o 25 de abril com um conjunto de iniciativas evocativas da data. O programa iniciou-se com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, a cerimónia contou com a participação da Banda Municipal de Alfândega da Fé e dos Bombeiros Voluntários. A arruada da Banda Municipal deu o mote para a inauguração da exposição “ 25 de abril: 34 anos, 34 perguntas”. A mostra vai estar patente na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, no espaço envolvente do Auditório Manuel Faria, até 27 de maio. Trata-se de uma exposição realizada pelo Centro de Documentação 25 de abril da Universidade de Coimbra, que surgiu de um desafio lançado por jovens e crianças ávidos de saber mais sobre a revolução dos cravos. As perguntas deram lugar a esta mostra que tem vindo a percorrer o país. São 34 cartazes com perguntas sobre o 25 de Abril, feitas por crianças e jovens de escolas da região centro. As respostas foram dadas pelo Centro de Documentação 25 de Abril e ilustradas em 34 cartazes. O objetivo é simples dar a conhecer às gerações que não viveram esta época importância e significado do 25 de abril. Esse é também o objetivo da Câmara Municipal de Alfândega da Fé ao acolher esta mostra. Quem passar pelo auditório Manuel Faria poderá encontrar resposta para perguntas como: Quem foi o maior herói do 25 de abril? Porque é que é feriado nesse dia?

A abertura desta exposição antecedeu a realização da Assembleia Municipal que habitualmente se celebra nesta data. As celebrações de abril estenderam-se ao longo de todo dia, com a realização dos jogos tradicionais. Uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Alfândega da Fé e que já fez tradição nas comemorações locais do 25 de Abril.

IMG_1921
IMG_1955