Sambade com iluminação LED | Substituição da iluminação pública traz ganhos ambientais e financeiros

09 Ago '16

A freguesia de Sambade é a primeira do concelho de Alfândega da Fé com iluminação LED. A iluminação pública foi toda substituída por este tipo de luminárias. Ao todo foram mudadas 469 lâmpadas convencionais, num investimento que ronda os 80 mil euros.

A adoção da tecnologia LED vai traduzir-se numa diminuição significativa da fatura energética, estimando-se uma redução de 61% na energia consumida e uma poupança financeira na ordem dos 4 mil euros anuais. As luminárias de tecnologia LED permitem também uma redução das emissões de dióxido de carbono com ganhos efetivos para a qualidade ambiental. Sambade junta-se, assim, a mais duas freguesias do distrito de Bragança ao estar totalmente equipada com luminárias de tecnologia LED. Um projeto desenvolvido pela Câmara e Junta de Freguesia que contou com a parceria da EDP. Um investimento no caminho da sustentabilidade ambiental do concelho, que a autarquia espera vir a alargar a todo o território.

Esta é mais uma medida que reflete as preocupações ambientais do Município de Alfândega da Fé. Recorde-se que em 2015 a Câmara Municipal deu início ao processo de reconversão da frota automóvel com a aquisição de três viaturas híbridas. Um ano antes a autarquia aderiu a “Mayors Adapt”, integrando o leque de autarquias europeias que se comprometeram com a adoção de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. O “Mayors Adapt” é um programa comunitário que visa aumentar o apoio às instituições locais, criando uma a plataforma que permita um trabalho em rede, contribuindo para a sensibilização e consciencialização da população sobre a temática. Esta iniciativa nasce no âmbito do “Pacto dos Autarcas”, um programa que faz do poder local um aliado para o cumprimento de metas ambientais. È neste âmbito que o município está a desenvolver o seu plano de adaptação às alterações climáticas.

A promoção da sustentabilidade não só a nível ambiental, como também económico e social é um dos princípios orientadores do Município de Alfândega da Fé, traduzido também na classificação como Município Eco XXI.