“O Pássaro no Traço em Tronco Nu” | Livro de Poesia de Duarte Moreno

22 Ago '16

“O Pássaro no Traço em Tronco Nu”, o livro de poesia de Duarte Moreno, foi apresentado em Sambade numa sessão em que a cultura, a história e tradições locais estiveram em destaque. A Casa do Povo, atual Centro Cultural e Tecnológico, foi palco para uma improvisação para clarinete e palavras, num diálogo intimista com a poesia de Duarte Moreno.

Assim foi feita a apresentação do livro com a participação de William Gavião, ator e encenador, Juvino Filho, músico e outros participantes, Sambadenses e amigos do autor, que declamaram alguns dos poemas que compõe a obra. “ O Pássaro no Traço em Tronco Nu” é um conjunto de poemas “escritos em escritos em tempos e lugares distintos, constituem uma trilogia que se manifesta num corpo inteiro. A primeira parte “Os outros de mim. Nós”, revela a silhueta da amizade, da partilha e dos afetos; A segunda parte “A paisagem. Muitas árvores e um céu desamparado”, manifesta a viagem dos sentidos, radicados na natureza e na contemplação, como modo de chegar ao sonho …Da terceira parte “Deus. O labirinto esclarecido” fica a inquietação, a voz que se consome no silêncio das palavras escritas.”

Duarte Moreno nasceu em Luanda, Angola, em Dezembro de 1965. Vive em Matosinhos, a sua infância e meninice em Trás-os-Montes, Sambade, as suas raízes estão bem espalhadas nos poemas que compõem o livro “ Pássaros no Traço em Tronco Nu”. Dai que a apresentação da obra em Sambade se reflita de alguma carga emotiva e também proporcione uma espécie de encontro com as suas raízes.