Alfândega Recebe VI Encontro de Escritores Transmontanos

18 Ago '16

Este ano o Encontro de Escritores Transmontanos realiza-se em Alfândega da Fé. A iniciativa, organizada pela Poética Edições, vai já na VI edição e tem vindo a assumir-se como um espaço de encontro entre quem escreve e quem lê. Alfândega da Fé foi o espaço escolhido para realizar o encontro de 2016, dando seguimento à estratégia municipal de promoção do livro e leitura e divulgação de autores locais ou com raízes e ligações ao território de Trás-os-Montes.

O Encontro de Escritores Transmontanos tem vindo a ganhar raízes no panorama cultural da região, afirmando-se como espaço de tertúlia no qual o livro, os autores e a própria região ganham papel de destaque. Este ano em destaque vão estar três livros.

Num primeiro momento vai ser abordada a carismática figura do Abade de Baçal, cuja memória tem sido evocada desde 2015 a propósito das comemorações dos 150 anos do seu nascimento. António Afonso apresenta o seu livro “O Guardador de Memórias”, um texto dramático que ajuda a perceber quem foi este homem.

Segue-se a poesia de Raquel Serejo Martins, a autora transmontana radicada em Lisboa, que depois de dois romances se aventura por este género pela mão da Poética Edições com a obra “Aves de incêndio”.

E por fim o ensaio de António Sá Gué, “O hominídeo humanizado”, que nos leva à reflexão sobre as “dúvidas e perplexidades que povoam o fluxus do hominídeo, que sofre as dores do parto do seu próprio conhecimento”.

O evento é aberto a todos os escritores e comunidade em geral e tem início marcado para as 10h00 com a atuação do Grupo de Cantares de Alfândega da Fé. Da programação faz ainda parte uma mostra/venda de livros de escritores transmontanos que vai decorrer na Bibioteca Municipal nos dias 26 e 27 de Agosto.

Consulte aqui programa completo