Residência Sénior de Gebelim inaugurada | Antiga Escola Primária ganha nova vida

14 Nov '16

Foi inaugurado, no dia 13 de novembro,em Gebelim, um novo espaço vocacionado para o apoio aos seniores. A valência nasce na antiga escola primária da aldeia, desativada em 2007 devido à falta de alunos. As antigas salas de aulas ganham agora nova vida e utilidade. Uma forma de responder às necessidades da população e à nova realidade trazida pelo envelhecimento populacional.

Trata-se de um equipamento social que associa a componente residencial e de apoio domiciliário à do turismo. É que a infraestrutura está integrada na Rede dos Centros de Acolhimento e Apoio ao Visitante - Turismo Sénior do Sabor. Para além dos utentes permanentes está também vocacionada para receber seniores que escolham o concelho para passar umas mini-férias ou temporadas em contacto direto com a natureza.

Numa freguesia marcada pelo envelhecimento e êxodo da população este equipamento assume especial importância. Se por um lado permitiu criar respostas sociais de proximidade para os seniores, por outro possibilitou, nesta primeira fase, a criação de 7 novos postos de trabalho.
Esta estrutura residencial para idosos é da responsabilidade do Centro Cultural e Social de Gebelim. A intervenção foi financiada pelo PRODER e Fundo do Baixo Sabor e contou com o apoio técnico e financeiro do Município de Alfândega da Fé. Um investimento de mais de 550 mil euros, apoiado também pela União de Freguesias de Gebelim e Soeima. A Junta de Freguesia investiu no novo equipamento cerca de 25 mil euros.

Com 8 quartos e capacidade máxima de 14 camas a Residência Sénior de Gebelim vem aumentar a resposta concelhia no campo dos serviços de apoio à terceira idade.