Alfândega da Fé reconhecida como Vila de Excelência

05 Dez '16

Atribuição da Bandeira da Rede de Cidades de Excelência, nível II pelas práticas inovadoras nos eixos da acessibilidade para todos e do turismo

Alfândega da Fé recebeu a 2 de dezembro a Bandeira das Cidades e Vilas de Excelência -Nivel II. Uma distinção que se assume como o reconhecimento público do meritório trabalho que esta autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação da vila.O galardão, atribuído pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência, foi hasteado simbolicamente na Câmara Municipal.

Os fundamentos para tal acontecimento, predem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Alfândega da Fé aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos, “Cidade ou Vila Acessível para Todos” e “Cidade ou Vila Turística”.
Respeitante ao eixo da acessibilidade para todos, destaca-se o projeto do Centro Urbano Acessível – Alfândega Acessível. O alcance deste projeto visa finalizar os objetivos que serão abaixo plasmados até ao final do ano de 2020. Assim, as metas estabelecidas neste projeto foram: adequação do espaço púbicos às normas de acessibilidade; conceção e implementação de sinalética, quer turística, quer informativa, através da criação de uma imagem; revisão da sinalética de trânsito e prevenção rodoviária; retificações ao nível do mobiliário urbano; correções ao nível do espaço público; manutenção preventiva do espaço público, do mobiliário urbano e sinalética. Dos objetivos acima descritos, encontram-se já concluídas as reparações ao nível do espaço público, estando em curso os 3 primeiros objetivos acima descritos e aguardando inicio os que dizem respeito à revisão do mobiliário urbano e à manutenção preventiva do espaço publico, mobiliário urbano e sinalética.

Já no que toca ao eixo do turismo, Alfândega da Fé tem em curso o Alfândega Turística, que contempla diversos objetivos a serem implementados até ao final de 2020 (assim como os objetivos do eixo da acessibilidade). Assim, encontram-se já consumados objetivos como a criação de roteiros turísticos urbanos (na vila de Alfândega da Fé), a divulgação de alojamento, restauração e agentes turísticos locais, a planificação da agenda cultural e turística e a promoção da certificação e/ou qualificação dos produtos locais de referência. Está no entanto em curso a criação e implementação de percursos temáticos (diferenciados através da sinalética), a dinamização e qualificação da oferta gastronómica local e a promoção e qualificação do Património material e imaterial da Vila de Alfândega da Fé. Ainda por iniciar encontra-se o objetivo que visa a criação de um centro de lazer ao ar livre, junto à casa da cultura desta Vila.

Assim, o importante conjunto de ações descritas leva o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, ICVM, em contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a atribuir o galardão da Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II à Vila de Alfândega da Fé, por se constituir um município de Excelência nas áreas da acessibilidade para todos e do turismo.