Alfândega da Fé Município Saudável | Autarquia aposta em Plano Local de Promoção da Saúde

14 Fev '17

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé quer implementar um Plano Local de Promoção da Saúde. A ideia passa por delinear uma estratégia que aposte na prevenção e sensibilização. Um plano que vai envolver outras instituições locais e diversos setores, não só os relacionados com a saúde mas também os do ambiente, social, edução entre outros. Uma forma de contribuir para melhoria da qualidade de vida dos munícipes, com implementação de medidas que tenham impacto direto na vida das famílias.

O que é facto é que o grau de desenvolvimento de um concelho mede-se também pelo perfil de saúde que apresenta, assumindo-se a saúde como um elemento essencial para a qualidade de vida. “Um município saudável é aquele que coloca a saúde e o bem-estar dos cidadãos no centro do processo de tomada de decisões e procura melhorar o bem-estar físico, mental, social e ambiental dos que nele vivem e trabalham. Não é necessariamente aquele que atingiu um determinado estado de saúde, mas que está consciente de que a promoção da saúde é um processo e como tal trabalha no sentido da sua melhoria.” Este é também o compromisso da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, que desde 2016 integra a rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. Trata-se de uma Associação de Municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos. Esta associação integra, atualmente, 36 municípios portugueses.

O desenvolvimento do plano local de promoção da saúde de Alfândega da Fé resulta da adesão a esta rede. Um passo importante para o desenvolvimento de um projeto que permita alcançar ganhos em saúde e para a afirmação de Alfândega da Fé como um município saudável.

A apresentação da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e das linhas orientadoras do Plano Local de Promoção da Saúde tiveram lugar durante a primeira reunião deste ano da Rede Social de Alfândega da Fé.

16326640_1328401480557930_542519950_o
16326408_1328401373891274_1951770698_o