Depois

Sambade no Top Ten das Freguesias mais sustentáveis | Junta recebe Galardão Eco-Freguesias XXI

5iv 9114 1 1024 2500
29 Mar '17

A Freguesia de Sambade, Alfândega da Fé, é a primeira Eco-Freguesia do concelho. A distinção foi atribuída pela ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa- e premeia as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos habitantes. Trata-se da primeira edição do Eco-Freguesia XXI, um prémio nacional que distingue as boas práticas de sustentabilidade local, nas vertentes social, económica e ambiental.

Ricardo Pimentel, Presidente da Junta de Freguesia de Sambade, recebeu das mãos dos responsáveis do projeto o Galardão Eco-Freguesias XXI, numa cerimónia que decorreu em Torres Vedras. A Freguesia ergue, agora, a Bandeira Verde da sustentabilidade, um reconhecimento pelo trabalho realizado na promoção do desenvolvimento sustentável da comunidade.

O Prémio Eco-Freguesias XXI é atribuído com base na análise de 10 indicadores de sustentabilidade local: Educação para a Sustentabilidade; Gestão Ambiental; Mobilidade e Transportes; Espaços Públicos; Biodiversidade e Espaços Verdes; Informação e Participação Pública; Serviços de Proximidade; Animação Sociocultural; Promoção do Desenvolvimento e Visão do Desenvolvimento. “Uma Eco-Freguesia é, neste contexto, uma freguesia que respeita os princípios de desenvolvimento sustentável e de inclusão e justiça social, é economicamente próspera e socialmente dinâmica. Ser Eco-Freguesia é ter condições favoráveis de empregabilidade, acessibilidades, e ampla e qualificada oferta de serviços e equipamentos, que contribuam para melhorar as suas condições de atratividade e competitividade”, refere a ABAE.

Na primeira edição do Eco-Freguesias foram apresentadas 48 candidaturas, 39 Juntas de Freguesias foram distinguidas com a Bandeira Verde. A Freguesia de Sambade ficou entre as 10 melhores a nível nacional, com um score superior a 70%.