Rede de Património Cultural Transmontano | Apresentada em Alfândega

Img 6626 1 1024 2500
04 Mai '17

Realizou-se em Alfândega da Fé a primeira sessão do ciclo de Oficinas de Conhecimento em Património Cultural. A iniciativa dedicada ao tema: “Gestão Museológica e Requisitos de Qualidade Técnica de Museus”, teve lugar no dia 27 de abril na Biblioteca Municipal e foi ministrada por Teresa Mourão, diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da DGPC.

Entre os presentes estiveram António Ponte - Diretor Regional da Cultura e Norte - e os representantes das entidades que dinamizam este projeto cultural, destacando-se a importância do trabalho em rede e do reconhecimento do património histórico-cultural como fator de desenvolvimento do território, promovendo a sua preservação, valorização e divulgação.

Recorde-se que esta iniciativa resulta de uma parceria intermunicipal composta pelos municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, Museu do Abade de Baçal e Direção Regional de Cultura do Norte.
As Oficinas de Conhecimento em Património Cultural são o primeiro ato visível deste projeto. Uma iniciativa assente na necessidade de formar públicos (desde técnicos, instituições públicas e privadas, a público em geral) nas várias temáticas patrimoniais, contribuindo para a melhoria das políticas patrimoniais relacionadas com a proteção, inventário, classificação, conservação, intervenção e promoção.
A sessão realizada em Alfândega da Fé foi a primeira de seis e marca o arranque do projeto Rede de Património Cultural Transmontano que visa promover a valorização e divulgação do património cultural da região.

Img 6607 1 1024 2500
Img 6636 1 1024 2500