Educação Ambiental | Alfândega da Fé aderiu ao projeto Junto à Terra

19 Jun '17

Observar a toutinegra-de-bigodes ou fazer um lanche de produtos biológicos e sustentáveis são algumas das ações promovidas pelo projeto Junto à Terra (JaT). Uma iniciativa da EDP, que faz parte das medidas compensatórias no âmbito da construção da Barragem do Baixo Sabor e que envolve a comunidade escolar, município e várias organizações ambientais.

O objetivo é chamar a atenção dos jovens para a riqueza e diversidade biológica do seu território ao mesmo tempo que são alertados para as atividades económicas que dependem da biodiversidade local. São exemplo a amêndoa e o azeite, produtos de excelência em Alfândega da Fé que moldam a paisagem e o ecossistema.

Integrado no Programa Ambiental da barragem do Baixo Sabor, este projeto de educação para o desenvolvimento sustentável chegou aos alunos do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé em Abril e foi marcado pelo momento de visita e descoberta da encosta do vale do Sabor. Aqui os 45 alunos do 9º ano puderam evidenciar as proezas e a capacidade de adaptação de espécies autóctones ou migratórias como a toutinegra-de-bigodes – uma pequena ave que todos os anos se desloca de África para nidificar nas encostas do Vale do Sabor. Para além de Alfândega da Fé também estão envolvidos os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.

O projeto Junto à Terra inclui diversas oficinas temáticas promovidas por ONG ambientais associadas à “Pastorícia e Biodiversidade”, “Biodiversidade Florestal”, “Os Minerais e a Biodiversidade”, à “Descoberta do Lobo” e “Biodiversidade Agrícola e Selvagem” e uma componente teórica, disponível através de uma plataforma e-learning no site JaT. Para setembro está prevista uma sessão de partilha dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito do projeto. A iniciativa arrancou este ano letivo como experiência piloto e estende-se até 2019, envolvendo sempre as turmas do 9º ano.