Município de Alfândega da Fé é um dos municípios com melhor índice de liquidez e menor prazo médio de pagamento

07 Ago '17

No passado dia 24 de julho foi publicado o Anuário Financeiro relativo ao ano de 2016. Um documento que apresenta uma análise económica e financeira dos municípios portugueses e de onde ressaltam alguns resultados positivos do desempenho da autarquia de Alfândega da Fé no último ano. De acordo com a análise, o município de Alfândega da Fé ocupa a 5º posição dos municípios com melhor índice de liquidez e está entre os municípios com menor prazo médio de pagamento aos fornecedores (3 dias no final e 2016). Recorde-se que em 2015 este prazo já se situava em 19 dias, sendo que em 2009 superava os 900 dias.

De destacar também que Alfândega da Fé está entre os municípios que têm menos diferença entre o planeado e o executado (0,6%) o que mostra o rigor existente no planeamento e execução do plano e orçamento do município. A gestão e o rigor refletem-se também ao nível da despesa com pessoal. O município de Alfândega é o que apresenta menos peso da despesa com pessoal na despesa total em 2016 (10,9%) surgindo em 1º lugar no ranking global a nível nacional.

Na evolução do índice de divida total (média da receita corrente/dívida total) o anuário mostra uma evolução muito positiva do município de Alfândega passando de 4,16 em 2013 para 2,77 em 2016, o que significa uma diminuição sustentada da dívida total do município.

São resultados bastante satisfatórios para a autarquia e significam um esforço muito grande deste executivo e de toda a equipa municipal para colocar as finanças em ordem sem deixar de investir. Objetivos já traçados para o próximo mandato pelo atual executivo - a saída do endividamento excessivo sem descurar o investimento local, aproveitando os apoios comunitários e mantendo uma rigorosa política de gestão económica e financeira.