Castelo da Marruça | Preparação da intervenção arqueológica

31 Ago '17

A Câmara Municipal iniciou um projeto de intervenção arqueológica no Castelo da Marruça, situado na aldeia de Parada. Este povoado fortificado tem uma cronologia enquadrável na idade do ferro e, pelo que é possível perceber, constituído por um campo de pedras fincadas, o que o torna relativamente raro, pois os povoados de pedras fincadas verificam-se principalmente em Trás-os-Montes Oriental, bem como de dois taludes antecedidos de uma linha de muralha e um provável torreão.

É no sentido de recuperar e preservar este património arqueológico que a autarquia vai executar a Intervenção Arqueológica no Castelo da Marruça. Neste momento está na primeira fase que consiste na desmatação e limpeza do local. O objetivo é obter uma leitura pormenorizada do sítio e a possibilidade de torná-lo visitável. Após este trabalho concluído será efetuado o levantamento topográfico de pormenor de todas as estruturas.
As fases seguintes consistirão em sondagens arqueológicas de diagnóstico, alargamentos e escavações em área, bem como a consolidação e reconstrução das estruturas que careçam destas medidas de minimização.

No futuro este poderá vir a ser mais um ponto turístico de interesse, complementando o roteiro de monumentos religiosos, património natural e riqueza cultural que já existem no concelho de Alfândega da Fé.