Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Um dos projetos vencedores do OPP "nasceu" em Alfândega da Fé

David carvalho  proponente do projeto o teatro e as serras  com actores da filandorra na  frescura das fragas do alv o  1  1 1024 2500
04 Out '17

Um dos projetos vencedores do OPP (Orçamento participativo de Portugal) é de Alfândega da Fé. O projeto O Teatro e as Serras, proposto por David Carvalho, da Companhia de Teatro Filandorra, foi um dos 38 mais votados nesta primeira edição do OPP e pretende levar a cultura e o teatro às populações das serras de Bornes, Padrela, Alvão, Marão, Gerês e Montesinho.

A iniciativa surgiu no Encontro Participativo de Alfândega da Fé, em março deste ano e vai permitir o envolvimento de cerca de 16 municípios da região norte do país, levando o teatro à população mais isolada desses concelhos. Um investimento de 100 mil euros que vai ainda permitir a implementação de quatro pólos de criação artística, evolvendo equipas multidisciplinares nas áreas da escrita e dramaturgia, cenografia, representação e performance. O resultado será a produção de espetáculos que circularão nos territórios abrangidos.

O projeto O Teatro e as Serras nasceu com base na experiência da Filandorra, desenvolvida em Alfândega da Fé nos últimos anos, “assente numa base protocolar que possibilitou a divulgação de espetáculos do reportório nacional e universal da dramaturgia para públicos escolares e públicos em geral, e ainda no plano da formação com a criação de uma Escola Municipal de Teatro de que resultou o TAFÉ – Grupo de Teatro de Alfândega da Fé formado por crianças, jovens e idosos.

Recorde-se que o OPP é um processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos em diferentes áreas de governação e tem atribuída uma verba de três milhões de euros no Orçamento do Estado de 2017.

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem