Seminário Eco-escolas 2018 | Projeto “Rota pela Floresta” de Alfândega da Fé considerado boa prática em municípios eco-escolas

02 Fev '18

O projeto “Rota pela Floresta” do Município de Alfândega da Fé, foi apresentado no Seminário Eco-Escolas 2018 como uma boa prática em municípios eco-escolas. Este Seminário é um evento anual de âmbito nacional, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa, que reúne os professores coordenadores do programa Eco-Escolas com os técnicos dos município envolvidos na educação ambiental, com o intuito de possibilitar uma partilha de objetivos comuns e a troca de experiências, divulgar os projetos/desafios/iniciativas. O Seminário decorreu em Guimarães no passado dia 27 de janeiro e contou com a participação de representantes do Setor de Ambiente do Município de Alfândega da Fé.

Agir pela proteção dos ecossistemas existentes no concelho, com particular enfoque na floresta é o principal objetivo deste projeto “Rota pela Floresta”. Em Alfândega da Fé o Município traçou um percurso interativo e de “baixo carbono” que possibilita o reconhecimento de alguns espaços florestais ou outros ecossistemas do concelho. Esta iniciativa da autarquia envolveu a comunidade escolar e diversas instituições locais que concorrem para a preservação do meio ambiente.

Uma das atividades associadas a este projeto aconteceu no dia 30 de novembro e consistiu na realização de um programa para a preservação da floresta que incluiu a realização de um percurso pedestre pela rota criada, a recolha de lixo de uma zona florestal, a dinamização de jogos educativos com materiais reutilizados e a plantação de carvalhos. Uma iniciativa que mereceu destaque no seminário Eco-Escolas 2018 e que a autarquia pretende continuar a promover.

Apresentação do projeto no Seminário
Boa prática municipal em destaque