Alfândega da Fé | Quatro meses a 'rebentar pelas culturas'

15 Mai '18

São 4 eventos em 4 meses que fazem de Alfândega da Fé um pólo cultural, bem no coração do Nordeste Transmontano.
De junho a setembro, há quatro bons pretextos para visitar Alfândega da Fé, quer esteja longe ou perto, o importante é marcar já na sua agenda estas datas.

8, 9 e 10 de junho | Festa da Cereja

Começamos com a Festa da Cereja, em Alfândega da Fé, que abre ao público no fim de semana de 8,9 e 10 de Junho de 2018. O certame alia cultura e tradição em 3 dias de uma festa em que a cereja é a rainha mas a oferta ao público vai muito além do fruto e dos restantes produtos locais.

Espétaculos musicais, performances artísticas, animação de rua, exposições e oficinas de criatividade fazem parte do programa da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. São três dias da Festa que vai já na 36ª Edição mas todos os anos se renova para dar a conhecer o melhor do concelho e da região, aliando a mostra de produtos com a oferta cultural e gastronómica, como a sopa das cegadas, caldeirada de cabrito e cordeiro grelhado na brasa.

Virgul e Carminho são os cabeça de cartaz de um dos mais visitados certames da região transmontana que faz da cereja o mote para a visita. Mas há mais motivos para vir a Alfândega da Fé nesta data. Continua-se a dar ênfase ao que por cá se faz de melhor e proporcionar aos visitantes experiências que ficarão na memória. Mas há mais: repete-se o Encontro de Pastores, com mostra de ovinos e caprinos a fazer a ligação ao mundo rural e a Meia Maratona da Cereja, uma modalidade em crescendo no concelho e que em tempos foi um marco desportivo. Para os mais novos e famílias aposta-se em actividades de expressão artística, mas há também showcookings e visitas guiadas pelos pontos turísticos e históricos da vila.

6,7 e 8 de julho | Festival PAN

Em julho chega o PAN - Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural. O Festival dedicado ao tema “Caminhos” vai decorrer na localidade de Vilarelhos e espera reunir cerca de uma centena de participantes deste e do lado da fronteira.

Este encontro transfronteiriço de poesia e arte acontece há 15 anos na aldeia de Morille, em Salamanca, tendo chegado a Portugal pela primeira vez em 2015. A iniciativa leva arte de vanguarda, poesia, música e cultura aos meios rurais, reunindo diversos artistas de Portugal e Espanha em experiências artísticas e culturais.

De 6 a 8 de julho, todos os “Caminhos” vão dar a Alfândega da Fé.

11 de agosto | Extensão da Bienal de Arte de Cerveira em Alfândega da Fé

Agosto fica marcado pela presença de uma extensão da Bienal de Arte de Cerveira. A iniciativa acontece pela 1º vez em Alfândega da Fé, no ano em que se assinalam 40 anos de existência da mais antiga mostra cultural da Península Ibérica.

Foram as raízes alfandeguenses do Mestre José Rodrigues, um dos fundadores da bienal de arte, que fizeram a ligação desta vila transmontana à vila minhota de Vila Nova de Cerveira. A ligação perdura após o desaparecimento do artista que fez das lendas e histórias de Alfândega a fonte de inspiração para muitas das suas obras.

Nesta 20ª Edição vai ser homenageado o pintor surrealista Cruzeiro Seixas, em paralelo com a apresentação das realizações artísticas e tendências estéticas mais recentes. A mostra cultural abre ao público de 10 de agosto a 23 de Setembro, em Cerveira e a partir de 11 de agosto até 14 de Outubro terá patente uma extensão que pode visitar em Alfândega da Fé.

Em 2018 chega a Alfândega da Fé para elevar a oferta cultural e impulsionar a actividade artística neste concelho transmontano.

7 e 14 de setembro | Festival sete Sóis Sete Luas

Lá mais para o fim do Verão o Festival Sete Sóis Sete Luas volta a deliciar graúdos e sisudos com a multiplicidade de culturas que apresenta na vila transmontana. Esta será a 26ª Edição do Festival Internacional que desde há 9 anos tem lugar marcado em Alfândega da Fé. Este ano vão ser dois dias de Festival em dois fins de semana de Setembro.

No dia 7 de Setembro, às 21h30, uma abertura incrível com “Triplette”, um espectáculo de circo dedicado aos loucos anos 30 e ao circo daquela época. São três acrobatas e um trapézio fixado a 7 metros do chão e muitas acrobacias de tirar o fôlego. “Triplette” é uma produção da conhecida companhia francesa de circo aéreo acrobático Les P’tits Bras.

Pelas 22h30 atuam “Estrelas 7Sóis”, são 5 músicos em palco oriundos das mais diversas culturas musicais enraizadas nos Países da Rede Sete Sóis Sete Luas. Os vários espíritos do Mediterrâneo reúnem-se nesta orquestra: artistas proveniente do mundo árabe, de Cabo Verde, de França, de Portugal e da ilha de La Réunion. O repertório harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos já editados, dos diversos países. Um longo e fascinante percurso, que visita a música popular portuguesa, os ritmos de Cabo Verde, árabes e da fascinante ilha de La Réunion. Uma estreia nacional desta produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas.

E porque se fala de produções originais no dia 14 de Setembro Alfândega da Fé apresenta Santo Antão 7Sóis Band. Os sons da ilha de Santo Antão, Cabo Verde, vão invadir trás-os-montes com ritmos e melodias crioulas.

Esta produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas conta com a participação de 5 prestigiados músicos da ilha de Santo Antão, dirigidos pelo mestre italiano Mário Incudine, com um repertório que harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos inspirados na rica cultura da ilha de Santo Antão.

Durante estes 4 meses há outras iniciativas como exposições, visitas guiadas, experiências gastronómicas, romarias, roteiros de arte urbana, música e outros espectáculos, que vão complementar os 4 grandes destaques culturais que apresentamos.

Alfândega da Fé vai estar a “rebentar pelas culturas” e ninguém vai querer ficar excluído!

cereja6
Festa_da_Cereja