Festa da Cereja | 8, 9 e 10 de junho

04 Jun '18

No fim de semana de 8, 9 e 10 de Junho de 2018 abre ao público a Festa da Cereja, em Alfândega da Fé que tem já animação garantida. Virgul e Carminho são os cabeça de cartaz de um dos mais antigos certames da região transmontana.

São três dias de Festa que vai já na 36ª Edição. O certame é antigo, mas todos os anos renovado para dar a conhecer o melhor do concelho e da região. Este ano, o espaço será dedicado especialmente aos produtores locais, com zonas temáticas personalizadas e mais atrativas, dedicadas aos principais produtos como o queijo e enchidos, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, vinhos e turismo vão estar em destaque na Tenda com 2100m2. Onde não faltará a rainha da festa: a cereja de Alfândega da Fé.

Também a gastronomia vai estar em destaque com um espaço renovado para a Edição da Festa da Cereja 2018. Vai poder apreciar pratos típicos, como a Sopa das Cegadas, o Cabrito, o Cordeiro e outros, nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto e ainda saborear deliciosas sobremesas com cerejas. Vão ser apresentados menus típicos, possibilitando uma experiência única, numa parceria com o chef Marco Gomes que acompanhará a restauração durante os três dias de festa e que contará com a participação da vencedora do 1º Masterchef Júnior a Maria.

Mas há mais: pelo quarto ano consecutivo realiza-se o Encontro de Pastores, no dia 9 de Junho, onde são postas a concurso a Cabra Serrana e a Ovelha Churra da Terra Quente. O Júri será composto por membros da Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana (ANCRAS), da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Da Churra da Terra Quente (ANCOTEQ) e da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). A classificação decorrerá entre as 10h00 e as 13h00, seguindo-se de um almoço convívio e entrega dos respetivos prémios.

No dia 10, haverá a 2ª Edição da Meia Maratona da Cereja, prova pioneira no distrito de Bragança, que se pretende afirmar no “mapa” do atletismo nacional. A edição de 2018, com um percurso que alia património histórico à beleza do vermelho das cerejas, tem início junto ao Recinto Municipal de Feiras, pelas 9h00. A Prova compreende a Meia Maratona (21km) e uma caminhada não competitiva (8km), estando inserida no Programa da Festa da Cereja. O surgimento desta prova prende-se com a política do Município em aumentar o número de praticantes de atividade física no concelho e em dar a conhecer o território e as suas características peculiares.

A autarquia alfandeguense quer este ano dar ênfase ao que por cá se faz de melhor, apostando num novo formato e organização para proporcionar aos visitantes uma melhor experiência na Festa da Cereja. Nos dias 8, 9 e 10 de Junho, todos os caminhos vão dar a Alfândega da Fé.