Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

União das Freguesias de Parada e Sendim da Ribeira

Órgãos Autárquicos da Freguesia

Junta de Freguesia Assembleia de Freguesia
Presidente: Ana Maria Ribeiro Pereira Presidente: António Joaquim Aires
Secretário: Hélder Carneiro Rego 1º Secretário : António Maria Garcia Ribeiro
Tesoureiro: Carla Sofia Pires Tomé 2º Secretário: Gustavo José Cordeiro Luzio                                                     

Contactos

 

     Telefone

Fax

E-mail

Geral

279 458 016

 

 

Presidente

913 940 968

 

anapereira80@hotmail.com 

Secretário

969 163 495

 

helder-1977@hotmail.com 

Tesoureiro

969 169 826

 

carlatome25@hotmail.com

Morada

União das Freguesia de Parada e Sendim da Ribeira

Largo cabecinho, n.º02

5350-280 Parada

Horário de Atendimento

6ª feira - 14h às16h

Descrição da Freguesia

Aldeias anexas

Sardão

Distância à sede do concelho

14 km

Área da freguesia

25,04km²

População

216 habitantes (censos 2011)

 

PARADA

imagemA localidade ter-se-á desenvolvido a partir do início do séc. XVI, facto atestado pelos dados do primeiro recenseamento da comarca de “Tralos Montes” (1530), que identifica 4 moradores nesta povoação.

De acordo com a tradição popular o topónimo Parada está relacionado com o facto de os habitantes de Santo Antão e das outras quintas que por ali havia, fazerem uma “parada” no local onde hoje se encontra a povoação para ir à missa a Castro Vicente.

No entanto há também quem defenda que o Topónimo está relacionado com o foro de parada, ou seja, com a obrigatoriedade de a população dar uma refeição aos seus senhores. Só a partir do séc. XVII é que a localidade teria condições para garantir o foro aos Távoras, senhores destas paragens, cuja influência no país se extinguiu em 1759.

Porém, a existência na área da Freguesia de povoados fortificados como o Castro/Castelo da Marruça e posteriormente o Santo Antão da Barca, deixa antever que o povoamento nesta zona é muito mais antigo do que os primeiros registos existentes.

A principal riqueza da freguesia é a agricultura, sendo a amêndoa a sua base graças à variedade de grande qualidade aí produzida e que toma o nome de "refego" "repego" ou "parada". Mas para além da amêndoa produz-se azeite e vinho, sendo este considerado um dos melhores do concelho. Também a pastorícia permite o fabrico de excelentes queijos de cabra e de ovelha.

Na igreja existe uma cruz processional e uma custódia de prata feitas em Guimarães em finais do séc. XVIII, que segundo a tradição popular foi enterrada pela população para não ser roubada pelos franceses aquando das invasões.

SENDIM DA RIBEIRA

imagemSituada no vale da ribeira de Zacarias, o nome desta freguesia está relacionado com a sua situação geográfica. Por sua vez o toponímico Sendim tem origem germânica e bastante comum na região transmontana.  Sendim, provém de “sandini”, nome próprio muito vulgar por volta dos séculos V e VI. “Sandini” terá sido um indivíduo poderoso da época, proprietário destas terras, as quais terá baptizado com o seu próprio nome.

Até 31 de Dezembro de 1853, a freguesia de Sendim da Ribeira pertenceu a Chacim, altura em que passou a integrar-se no concelho de Alfândega da Fé. A freguesia de Sendim da Ribeira é detentora dum rico património do qual sobressaem as suas capelas e as diversas alminhas.A aldeia de Sardão que se destaca pelo seu casario antigo, praticamente impoluto de construções recentes convida a uma visita.

As gentes de Sendim da Ribeira orgulham-se da qualidade do seu azeite, sendo esta uma das principais produções da freguesia.

 

 

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem