CIM-TTM reúne com Grupos Parlamentares e Ministro das Infraestruturas

29 Jan '19
Em análise o Programa Nacional de Investimentos

A CIM-TTM reuniu, no dia 24 de janeiro, com os Grupos Parlamentares do BE, PSD e PS, com os deputados eleitos pelo círculo de Bragança e com o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Um encontro promovido com o objetivo de analisar e discutir as prioridades de investimento para a região e a sua inscrição no Programa Nacional de Investimentos (PNI2030).

A CIM-TTM está apostada em incluir de uma forma explícita as prioridades rodoviárias e ferroviárias já aprovadas e consensualizadas e tendo em conta que os únicos investimentos incluídos explicitamente no PNI2030, são o prolongamento do IC5 até Miranda do Douro e a ligação da Zona Industrial de Mogadouro ao IC5, sendo fundamental garantir que as restantes prioridades também sejam incluídas de uma forma clara e explícita.

A CIM-TTM continua a defender e reclamar como fundamentais para o crescimento, competitividade e coesão territorial a existência de boas vias de comunicação internas e de conexão a Espanha, através de ligações rodoviárias, ferroviárias, mas também aeroportuárias. Obras que devem também ser consideradas como estruturantes para o país num contexto estratégico de aproximação à Europa e, portanto, devem ser assumidas como prioritárias e de interesse nacional.

Isso mesmo foi transmitido aos representantes dos Grupos Parlamentares, que deixaram o compromisso de analisar as pretensões da região e transmitiram a importância dos contributos apresentados pela CIM-TTM para o debate parlamentar que se avizinha no âmbito da aprovação do PNI 2030.
No mesmo dia a CIM-TTM reuniu com o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, com o objectivo de esclarecer onde estariam incluídas obras como as ligações de Vinhais e Vimioso a Bragança e as ligações de Bragança à Puebla e de Macedo a Vinhais e à Godinha, bem como a ligação do IC5 a Zamora.

Foi ainda deixado o projecto de transformação do Aeródromo de Bragança em Aeroporto Regional de Trás-os-Montes e reforçada a necessidade da construção de um corredor ferroviário entre o porto de Leixões e Zamora e a criação de um Centro de Logística Regional. As prioridades rodoviárias apresentadas pela CIM, representam uma estimativa orçamental de 156 milhões de euros, cerca de 1,24% do investimento previsto no PNI para a área da Mobilidade e Transportes.

Pedro Marques afirmou que o Programa não se encontra fechado e a Assembleia da República tem agora uma palavra a dizer no debate para consensualizar o PNI20-30. Afirmou que a requalificação das ligações de Vimioso e Vinhais a Bragança poderão encontrar enquadramento nas verbas adstritas à IP, incluídas no PNI de 500 M € e que os investimentos em ligações transfronteiriças serão definidos mediante as conclusões do grupo de trabalho ibérico constituído para o efeito, tendo neste Programa 200 milhões de euros.

Esta posição deixou os representantes da CIM-TTM conscientes que têm de continuar a trabalhar para incluir as prioridades do território, seja junto dos grupos parlamentares e deputados do distrito à Assembleia da República, quer junto do grupo ibérico que está a estudar as prioridades das ligações transfronteiriças a incluir nos 200 milhões do PNI 20-30

A CIM-TTM tem-se empenhado de forma ativa e construtiva na definição de políticas que promovam um crescimento sustentável, coeso e equitativo das Terras de Trás-os-Montes, daí que vá dar continuidade ao processo negocial para a inclusão das pretensões da região no PNI2030. O próximo passo será o agendamento de uma reunião com o grupo de trabalho ibérico que está a estudar as ligações transfronteiriças.

Não nos vamos conformar e vamos trabalhar para que a próxima década seja uma década de oportunidades para o território e não mais uma década perdida.

Fonte: Comunidade Inetrmunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM)

190125_031944_4
190125_031944_6