Escola de Alfândega da Fé em 48º lugar no ranking do sucesso escolar do Ministério da Educação

28 Mar '19

A Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé ocupa o 48º lugar no ranking do sucesso escolar a nível nacional, num ranking criado pelo Ministério da Educação. Trata-se de um ranking alternativo àquele que é feito com base nas notas dos exames nacionais e que mede os percursos diretos de sucesso dos alunos. Este indicador analisa a percentagem de sucesso dos alunos de cada escola face à percentagem do resto do país.

Isto significa que, na escola de Alfândega da Fé, embora as médias de classificação nos exames nacionais sejam, no geral, baixas, os chumbos e retenções têm vindo a diminuir e a percentagem de percursos diretos de sucesso está acima da média nacional. Alfândega da Fé ocupa a 48º posição revelando-se como uma das escolas nacionais com melhor classificação neste indicador, sendo a mais bem classificada no Distrito de Bragança.

Para a autarquia estes resultados revelam o esforço e investimento que é feito na educação a nível local. O Município de Alfândega da Fé investe por ano mais de 350 mil euros para a apoiar as famílias na educação das crianças e jovens. Transportes escolares, alimentação e actividades de enriquecimento curricular são alguns dos encargos suportados pela autarquia, sendo que o orçamento de Estado (Fundo Social Municipal) apenas cobre um terço destas despesas.

Também as obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé, no valor de quase 1 milhão de euros, vão trazer melhorias significativas nas instalações, algo que no entender do Município é uma condição indispensável para o sucesso escolar dos alunos.

A juntar a estes apoios, a autarquia tem vindo a implementar vários projetos educativos que visam o sucesso escolar dos alunos, como é o caso do Programa de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), iniciado em 2018. O objectivo é melhorar o sucesso educativo das crianças e jovens do concelho, privilegiando um acompanhamento personalizado e multidisciplinar.

Há também a adesão à Associação Internacional de Cidades Educadoras e subscrição da Carta das Cidades Educadoras, assumindo compromissos para o acesso de todos à educação. No âmbito desta rede das Cidades Educadoras, o projeto TAFÉ, grupo de teatro local apoiado pela autarquia, foi recentemente distinguido como uma boa prática para o desenvolvimento pessoal e educativo dos jovens.

Resultados do ranking de sucesso aqui: https://www.publico.pt/ranking-escolas-2018/em-que-lugar-ficou-a-sua-escola#-0400

Destaque do TAFÉ no Boletim da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras