Nesta Casa Mora o Dragão | Exposição itinerante do Museu do FC Porto inicia em Alfândega da Fé

16 Jul '19

Alfândega da Fé é o primeiro destino de uma exposição de objetos, fotografias e outros exclusivos saídos das coleções do Museu do Futebol Clube do Porto. Uma iniciativa que pretende levar a história do clube para fora de portas e que chega a Alfândega da Fé no próximo dia 25 de julho.

A exposição vai estar patente na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues até Setembro, revelando aos visitantes factos, objetos e outros exclusivos do Museu do Futebol Clube do Porto. Inclui ainda uma seleção de trabalhos de repórteres-fotográficos que acompanharam o quotidiano portista e portuense ao longo das últimas décadas do século passado.

Uma dos parceiros desta iniciativa é a Casa do Futebol Clube do Porto de Alfândega da Fé que também participa com algumas peças da sua própria coleção. Fundada há 16 anos, esta é, actualmente, a única delegação existente no distrito de Bragança e representante oficial da Loja Azul desde 2018. A Casa foi galardoada em 2011 com um Dragão de Ouro e já recebeu várias personalidades ligadas ao clube, entre jogadores e dirigentes.

A exposição “Nesta Casa Mora o Dragão” lança ainda um olhar para a relação do escultor José Rodrigues e do arquitecto Alcino Soutinho (que projetou a Casa da Cultura de Alfândega da Fé) com a memória e o património do clube. A inauguração tem lugar às 15.30 horas do dia 25 de julho e o programa da cerimónia inclui uma visita à sede da delegação portista.