Festival Sete Sóis Sete Luas | Tejador animaram Largo S.Sebastião

30 Jun '15

O Feriado Municipal de Alfândega da Fé trouxe mais uma iniciativa integrada no Festival Sete Sóis Sete Luas à sede do concelho. O Grupo Espanhol Tejador animou o Largo S.Sebastião com as sonoridades típicas das Astúrias. É assim o Festival Sete Sóis Sete Luas, uma partilha de sonoridades, um encontro de culturas potenciado o diálogo entre povos geograficamente distantes, mas unidos no desígnio de partilha de conhecimentos, bens culturais e experiências. É assim também desde 2010 em Alfândega da Fé, altura em que o município aderiu à rede cultural Sete Sóis Sete Luas e se tornou no único da região norte do país a acolher este Festival Internacional. Promovido por uma rede que inclui 30 cidades de 11 países do mediterrâneo e mundo lusófono o Sete Sóis realiza a sua programação no âmbito da arte e música popular contemporânea, com a participação de grandes figuras da cultura mediterrânea e lusófona.

Este é o caso do Grupo musical Tejador. A formação conta já com 4 álbuns gravados em estúdio até ao momento, prestigiosos reconhecimentos, prémios, participações em numerosos festivais europeus do norte a sul do continente e centenas de concertos de uma parte à outra do mundo, o grupo Tejedor, composto pelos irmãos José Manuel e Javier, interpretam e reelaboram as sonoridades típicas da música tradicional asturiana cujo instrumento principal é a Gaita, a cornamusa com três canas. O seu som inconfundível cheira a mágicas atmosferas oniricas e os Tejedor usam-no sabiamente para criar sugestões lânguidas e intensas, entre passado e presente, numa fascinante miscelânea de impressões célticas, mouriscas e asturianas.

O concerto dos Tejador em Alfândega da Fé foi abrilhantado pela Banda Municipal de Alfândega da Fé, que em dia de aniversários se associou a este evento fazendo a primeira parte do espetáculo. Um concerto que encerrou o verdadeiro espírito do Festival assente no diálogo intercultural.