Oficinas de Escrita Criativa | Aprender a Mexer nas Palavras

07 Jan '16

A mexer com as palavras, foi assim na 2.ª sessão das Oficinas de Escrita criativa. A iniciativa promovida pelo Município, através dos serviços educativos da Biblioteca Municipal, pretende contribuir para estimular o gosto pela escrita, desenvolver capacidades e aptidões e trabalhar a criatividade dos participantes. Uma forma de despertar os mais novos para a escrita, demonstrando como pode ser fácil e divertido construir algo com palavras. Uma atividade que conta com a participação de 10 alunos do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé. Todos com um gosto especial pela escrita, todos com vontade de aprender. Foi isso mesmo que levou Diana Matias a inscrever-se nestas oficinas. Para a aluna do 11.º ano “ o gosto e a paixão pela escrita” foram os principais motivos, esperando também “melhorar a criatividade e a forma de escrever”. Tânia Correia, a frequentar o 10.º ano, vê nestas oficinas uma oportunidade de “aprender a escrever melhor” e de ultrapassar algumas dificuldades que sente neste campo. Aprender, melhorar e criar são assim os verbos que presidem a estas sessões, tal como explica Catherine Martins, do 10.º ano “ queremos melhorar, aprender, estas são as duas coisas que melhor identificam os motivos que nos levam a participar nestas oficinas”.
A juntar a tudo isto a vontade de participar no Concurso Literário Professora Áurea Judite do Amaral. É que estas oficinas são também uma forma de impulsionar e apoiar a produção de trabalhos com vista à participação neste concurso, cujo prémio final será a publicação de um livro que integrará os textos elaborados pelos alunos.
Este concurso foi instituído como forma de homenagear esta professora alfandeguenses, que se destacou no campo cultural e do ensino nos anos 20 do século passado, ao mesmo tempo que se promovem novos valores na área da escrita.
As Oficinas de Escrita Criativa decorrem ao longo de 6 sessões, são orientadas por Virgínia do Carmo. Licenciada em Comunicação Social, Virgínia do Carmo exerceu jornalismo no início da sua vida profissional. Mais tarde tornou-se livreira e tem vindo a desenvolver, um pequeno projeto editorial. É também autora das obras "Tempos Cruzados", "Sou, e Sinto", "Uma luz que nos nasce por dentro" e “Relevos”.

• imagem