Voluntariado de proximidade | Prémio “Mãos Dadas” distingue projeto

29 Jan '15

O projeto de voluntariado de proximidade desenvolvido pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde em parceria com a Câmara Municipal de Alfândega da Fé foi distinguido no âmbito do prémio “Mãos Dadas- Comunidade e Solidariedade”. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Sociedade e Inovação- APGICO – e a Soroptimist Internacional União de Portugal – SIUP- com o objetivo de promover e reconhecer boas práticas de empreendedorismo social e de liderança na comunidade.
O projeto da Liga dos Amigos do Centro de Saúde foi um dos finalistas deste prémio a par com mais outros 6 projetos selecionados para esta fase final. O Mãos Dadas foi atribuído durante um encontro em que esteve em análise o tema “Inovação Social: Passado ou Futuro”. Uma sessão que decorreu no Auditório Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, polo Gulbenkian, no dia 27 de Janeiro. O voluntariado de proximidade da Liga arrecadou uma menção honrosa, que se assume como um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que está na génese da criação da Liga dos Amigos. Atualmente, o projeto abrange 83 séniores e conta com 39 voluntárias/os, pessoas que dispensam o seu tempo para combater a solidão dos /as mais idosos/as, um dos principais problemas sentidos pela população sénior do concelho de Alfândega da Fé.