Hora do Planeta 2016

21 Mar '16

A hora do Planeta assinalou-se a 19 de março e Alfândega da Fé voltou a dizer presente neste movimento global pelo ambiente e contra as alterações climáticas. Durante uma hora, entre as 20h30 e as 21h30 os edifícios municipais ficaram às escuras. As luzes apagaram-se nos edifícios dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e antiga Câmara Municipal. Um gesto que reflete a preocupação do município com a sustentabilidade de recursos e proteção ambiental e que pretende também alertar consciências, contribuindo para fazer” brilhar uma luz sobre a ação climática”. Este foi também o mote da iniciativa em 2016.

Organizada pela WWF a Hora do Planeta começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas. Um ano depois a Hora do Planeta tornou-se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes. E m 2015 chegou a 172 países e territórios, a mais de 8000 cidades e vilas. Em Portugal, 118 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras.

Chamar a atenção para questões relacionadas com o aquecimento global, mas também para a necessidade adotar comportamentos sustentáveis, em prol do planeta e da qualidade de vida das gerações futuras é um dos principais objetivos deste movimento global. Compromisso também assumido pelo Município de Alfândega a Fé, que no âmbito da evolução da campanha “ir mais além da hora ” compromete-se a introduzir boas práticas de eficiência energética nos edifícios municipais.