COMUNICADO | Galandum Galundaina e Roberto Leal vão dar voz ao orgulho de ser transmontano

30 Mai '16

Galandum Galundaina e Roberto Leal vão dar voz ao orgulho de ser transmontano

Grupo Musical e cantor substituem José Cid na Festa da Cereja em Alfândega da Fé

Face à recente polémica gerada pela divulgação, através das redes sociais, de declarações proferidas por José CID sobre os transmontanos, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé decidiu, por unanimidade, cancelar o espectáculo de José Cid na Festa da Cereja de Alfândega da Fé, agendado para o dia 11 de junho, às 22h30, no âmbito da Festa da Cereja, que se realiza nesta vila transmontana entre 9 e 12 de junho.

Não querendo alimentar mais polémicas, fomentar ódios ou comportamentos radicais, o Município entende não estarem reunidas as condições de segurança para a realização do referido espetáculo. No entanto, não pode deixar de manifestar o seu profundo desagrado e estupefação face aos comentários do cantor. O Município considera as referidas declarações lamentáveis e infelizes, fruto do preconceito e de ignorância sobre a história e as gentes de Trás-os-Montes.

O Município de Alfândega da Fé lamenta profundamente esta situação, agradecendo a compreensão de todos/as e torna público que já tomou todas as diligências para garantir o espetáculo musical de dia 11 de junho. Os Galandum Galundaina e Roberto Leal, transmontanos que amam Trás-os-Montes, vão atuar na Festa da Cereja, substituindo, assim, José Cid.

A autarquia está a ponderar processar José Cid pelos danos de imagem que são consequência direta das suas declarações. O Município toma boa nota dos pedidos de desculpas públicas do cantor, mas tal não anula os constrangimentos provocados.

A Festa da Cereja de Alfândega da Fé é uma das mais antigas festas temáticas do Nordeste Transmontano. É espaço de valorização e promoção do território e afirma-se como momento de celebração da cultura e identidade local e regional. De 9 a 12 de junho o concelho transmontano vai estar em festa e é assim que vai acontecer. Vamos continuar a celebrar e com muito orgulho aquilo que de melhor Alfândega da Fé e Trás-os-Montes têm para oferecer: os produtos locais, a hospitalidade, a genuinidade e força trabalhadora das suas gentes, as suas tradições e cultura.

Apelamos a todos/as os/as Transmontano/as que se juntem a nós, aos Galandum Galundaina e a Roberto Leal no dia 11 de junho, na Festa da Cereja de Alfândega da Fé para celebrarmos o orgulho de sermos transmontanos!

A Presidente da Câmara municipal de Alfândega da Fé
Berta Nunes