Municípios do ano 2016 | Alfândega Conquista Prémio

14 Jun '16

Alfândega da Fé é o Município do ano da Região Norte, com menos de 20 mil habitantes. O projeto “Sorriso Sénior”, desenvolvido em parceria com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé e Juntas de Freguesia, valeu à autarquia o primeiro lugar nos prémios “Município do Ano” nesta categoria.

Promovidos pela Universidade do Minho, através da plataforma UmCidades, os Prémios “Município do Ano”, vão já na terceira edição. A iniciativa visa reconhecer e premiar as boas práticas dos municípios portugueses, destacando e dando visibilidade a projetos com impactos diretos no território, na economia e na sociedade, contribuindo assim para o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade.

A edição de 2016 contou com um total de 93 candidaturas. Na Região Norte foram submetidas 17, 12 das quais na dimensão de menos de 20 mil habitantes. Dos 4 projetos nomeados nesta última categoria o de Alfândega da Fé ganhou o prémio de município do ano, pelo impacto positivo gerado na promoção do envelhecimento ativo e, consequentemente na melhoria da qualidade de vida da população idosa ao nível bio-psico-social.

O projeto assente no trabalho colaborativo e no desenvolvimento de respostas de proximidade permitiu implementar uma rede de apoio aos seniores, disponibilizando sessões de reabilitação psicomotora, serviço de enfermagem, intervenção psicológica, e apoiando a dinamização de atividades lúdicas. Para tal está no terreno uma equipa multidisciplinar que faz a sinalização, encaminhamento e acompanhamento desta população. De destacar que o sorriso sénior cobre a quase totalidade das freguesias do concelho. Complementarmente está também em funcionamento um Banco de Ajudas Técnicas, constituído por material geriátrico e de suporte na reabilitação. Este serviço apoia quem não possui condições financeiras para adquirir este material.
Estes serviços são prestados nas diferentes localidades e visam apoiar a população idosa, sendo o envelhecimento uma realidade comum a muitos dos concelhos do interior do país com uma população envelhecida, com dificuldades de deslocação agravadas pelas parcas reformas e vai ao encontro das necessidades dos idosos.

Num concelho em que o índice de envelhecimento é superior à média nacional, com todas as consequências que tal acarreta, desta forma dão-se passos significativos no combate ao isolamento social e ao mesmo tempo contribui-se para retardar ou evitar a institucionalização assegurando a satisfação das necessidades dos seniores.

PRES1
TA_A