Concurso de fotografia | “Olhar o Território”

13 Jun '16

A Festa da Cereja enquanto espaço de divulgação e valorização do território serviu também de palco para dar a conhecer os vencedores do primeiro concurso de fotografia “Olhar o território”. A iniciativa promovida pelo município, através do Centro de Interpretação do Território, pretendeu promover a valorização do território concelhio nas suas diversas vertentes, ao mesmo tempo que se fomentou e reconhece a capacidade criativa.

O desafio foi lançado à população para captar, através da fotografia, a essência do território a nível cultural, patrimonial, etnográfico e paisagístico. Neste concurso participaram 18 concorrentes que, em comum, partilham o gosto pela arte fotográfica e que, não sendo profissionais da área, retrataram o melhor do concelho. O concurso estavam 81 fotografias e o júri, constituído pelo fotógrafo Pedro Rosário, pelo professor e historiador Francisco José Lopes e pela técnica de turismo da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Sónia Vieira, selecionou as 24 melhores. Para além disso, foram também distinguidos os melhores trabalhos a concurso nas categorias de: fotografia mais criativa; fotografia mais técnica e fotografia mais representativa do território.

Os 24 trabalhos selecionados integram, agora uma exposição patente no CIT-Centro de Interpretação do Território- em Sambade. Todos os participantes no concurso estão representados nesta mostra. A exposição “Olhar o Território” pode ser visitada até 31 de agosto.

Vencedores:

• Fotografia mais representativa do território: Pombal” de Phileppe Frederic