Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

À descoberta das Sanchas

Cartaz s 1 1024 2500
24 Nov '16


Chefe italiano vai demonstrar potencialidades gastronómicas dos cogumelos silvestres Alfandeguenses.No próximo sábado Alfândega da Fé dedica o dia a uma das iguarias regionais cada vez mais apreciadas. O desafio é partir à descoberta das sanchas, o nome popular de um cogumelo silvestre que abunda nas zonas de pinhal concelhias.

Este é o tema de um passeio micológico que tem início marcado para as 09h00 do dia 26 de novembro. No entanto o objetivo não se resume apenas à identificação e apanha de cogumelos silvestres. A ideia passa por estender a experiência à mesa dando a conhecer as potencialidades gastronómicas deste fungo, com a realização de um Workshop de confeção de cogumelos. Desta feita para cruzar os sabores silvestres de Alfândega com a cozinha Italiana. Para tal vai estar na sede do concelho o Chef italiano Sergio Crivelli. O Chef é um apaixonado por estes fungos e é considerado por muitos como um dos maiores especialistas do país neste campo. Daí que este seja um elemento muito utilizado na sua cozinha.

Sérgio Crivelli nasceu em Spoleto, Itália, possuidor de um grande espírito empreendedor e de uma paixão pela gastronomia, que lhe veio do facto de ter nascido numa localidade reconhecida internacionalmente como centro gastronómico. Sérgio Crivelli formou-se nos melhores hotéis de grandes cidades europeias. Em 1977, por razões profissionais, veio a Portugal e acabou por ficar. Em 2010 decidiu dedicar-se à cozinha e abrir o seu próprio restaurante. Assim nasce o Sérgio Crivelli em Matosinhos. Crivelli já utiliza os cogumelos silvestres de Alfândega da Fé nos seus pratos há algum tempo. Agora estará na localidade para dar a conhecer a fusão dos sabores italianos com os cogumelos silvestres de Alfândega da Fé.

A iniciativa conta também com a colaboração da Alfaselvaticus – empresa resultante do movimento empreendedor estimulado pelo município e que viu na comercialização de cogumelos silvestres em frescos, desidratados ou até em farinha uma oportunidade de negócio - e do Andorinha na Praça – espaço de restauração local.

PROGRAMA

imagem

 

 

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa