Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Alfândega da Fé reconhecida como Vila de Excelência

Hastear bandeira 1 1 1024 2500
05 Dez '16

Atribuição da Bandeira da Rede de Cidades de Excelência, nível II pelas práticas inovadoras nos eixos da acessibilidade para todos e do turismo

Alfândega da Fé recebeu a 2 de dezembro a Bandeira das Cidades e Vilas de Excelência -Nivel II. Uma distinção que se assume como o reconhecimento público do meritório trabalho que esta autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação da vila.O galardão, atribuído pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência, foi hasteado simbolicamente na Câmara Municipal. 


Os fundamentos para tal acontecimento, predem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Alfândega da Fé aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos, “Cidade ou Vila Acessível para Todos” e “Cidade ou Vila Turística”.
Respeitante ao eixo da acessibilidade para todos, destaca-se o projeto do Centro Urbano Acessível – Alfândega Acessível. O alcance deste projeto visa finalizar os objetivos que serão abaixo plasmados até ao final do ano de 2020. Assim, as metas estabelecidas neste projeto foram: adequação do espaço púbicos às normas de acessibilidade; conceção e implementação de sinalética, quer turística, quer informativa, através da criação de uma imagem; revisão da sinalética de trânsito e prevenção rodoviária; retificações ao nível do mobiliário urbano; correções ao nível do espaço público; manutenção preventiva do espaço público, do mobiliário urbano e sinalética. Dos objetivos acima descritos, encontram-se já concluídas as reparações ao nível do espaço público, estando em curso os 3 primeiros objetivos acima descritos e aguardando inicio os que dizem respeito à revisão do mobiliário urbano e à manutenção preventiva do espaço publico, mobiliário urbano e sinalética.


Já no que toca ao eixo do turismo, Alfândega da Fé tem em curso o Alfândega Turística, que contempla diversos objetivos a serem implementados até ao final de 2020 (assim como os objetivos do eixo da acessibilidade). Assim, encontram-se já consumados objetivos como a criação de roteiros turísticos urbanos (na vila de Alfândega da Fé), a divulgação de alojamento, restauração e agentes turísticos locais, a planificação da agenda cultural e turística e a promoção da certificação e/ou qualificação dos produtos locais de referência. Está no entanto em curso a criação e implementação de percursos temáticos (diferenciados através da sinalética), a dinamização e qualificação da oferta gastronómica local e a promoção e qualificação do Património material e imaterial da Vila de Alfândega da Fé. Ainda por iniciar encontra-se o objetivo que visa a criação de um centro de lazer ao ar livre, junto à casa da cultura desta Vila.


Assim, o importante conjunto de ações descritas leva o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, ICVM, em contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a atribuir o galardão da Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II à Vila de Alfândega da Fé, por se constituir um município de Excelência nas áreas da acessibilidade para todos e do turismo.

 

 

  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa