Alfândega Marchou Contra a Violência Doméstica

Img 3611 1 1024 2500
02 Dez '16

A mensagem percorreu as principais artérias de Alfândega da Fé. No dia 30 de novembro a vila transmontana disse não à violência doméstica e de género com a realização de uma marcha solidária. A iniciativa juntou Câmara Municipal, agrupamento de Escolas e UMAR- União de Mulheres Alternativa e Resposta.

A Marcha Solidária contra a Violência Doméstica surge no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação de todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, que se assinalou a 25 de novembro.

Esta data assume-se como uma forma de alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

A efeméride assinala-se há 17 anos, desde que em 1999 a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres (Resolução 54/134) e convidou os governos, organizações internacionais e ONG a organizarem atividades, como forma de chamar a atenção do público para o problema.

A realização desta marcha em Alfândega da Fé insere-se neste objetivo e vai ao encontro da estratégia levada a cabo pela autarquia para a promoção da igualdade de género, da cidadania e não discriminação. Daí que no final da iniciativa tenha sido afixada uma faixa no edifício da Câmara Municipal como forma de assinalar a vontade de continuar a alertar e a trabalhar no combate a este tipo de problemáticas.

Recorde-se que o trabalho desenvolvido neste campo valeu Alfândega da Fé o reconhecimento como município de excelência para viver em igualdade. A distinção foi atribuída pela CIG- Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género- no âmbito do prémio “Viver em Igualdade”.

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa