Roteiro “Cidadania em Portugal” em Alfândega da Fé

18 Dez '16

Desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação cívica. É este o mote para o Roteiro “Cidadania em Portugal”, que teve início no passado dia 24 de outubro – Dia Municipal para a Igualdade - e e esteve em Alfândega da Fé a 17 de dezembro.

Luta contra a pobreza e exclusão social e instituições inclusivas foram os temas que vão estar em destaque em Alfândega da Fé. As atividades do projeto incluiram uma sessão na Associação LEQUE e no período da tarde  ações de Rua e diálogos na carrinha da cidadania.

A iniciativa do Governo, em parceria com a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, conta já com a participação de mais de 100 municípios de Portugal continental e regiões autónomas. A rede de parcerias envolve ainda autarquias, organismos da administração pública, organizações da Economia Social e Solidária e outras entidades, tais como a ACAPO, Federação Portuguesa de Surdos, entre outras.

A equipa do projeto está a percorrer o país numa carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, para apoiar a dinamização de atividades propostas por redes locais. É objetivo do Roteiro convidar as comunidades a conhecer bons exemplos de cidadania, ao mesmo tempo que estimula a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações.