Teleassitência para seniores chega a Alfândega da Fé

13 Jan '17

Projeto resulta de uma parceria entre o município de Alfândega da Fé a e a Fundação PT e destina-se a seniores economicamente carenciados e em situação de emergência ou isolamento. Um serviço que, nesta primeira fase, vai abranger 10 seniores do concelho. Os beneficiários receberam das mãos da Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, e da Diretora da Fundação PT, Graça Rebôcho, os equipamentos de teleassistência numa sessão que marcou o arranque do projeto no concelho.

Este projeto surge no âmbito das respostas sociais de inclusão e combate ao isolamento de séniores no Município de Alfândega da Fé, onde as soluções tecnológicas de comunicação apoiadas pela Fundação PT assumem um papel diferenciador ao contribuir significativamente para autonomia desta população nas suas casas, bem como, para a sua segurança e bem-estar.

A teleassistência é um serviço telefónico de apoio, garantido pela Fundação PT, e é composto por um telefone com características especiais a instalar em casa do beneficiário e um dispositivo emissor portátil com um botão de emergência, que pode ser usado ao pescoço ou no braço.

Este serviço permite ao beneficiário, em caso de manifesta necessidade, entrar em contacto com os serviços de apoio escolhidos para o efeito e, deste modo, garantir o acionamento dos meios de socorro mais adequados à sua situação.

Para a concretização deste projeto o Município celebrou um protocolo com a Fundação PT no qual se estabelece que a autarquia garante a comparticipação de 50% dos custos relativos às mensalidades do serviço de teleassistência, sendo os restantes 50% assumidos pela Fundação PT que também disponibiliza os respetivos equipamentos.

O projeto vai abranger, nesta primeira fase, 10 seniores selecionados de acordo com 5 critérios: Isolamento; Risco social; Atividades de vida diária (AVD); Atividades instrumentais de vida diária (AIVD); Condição habitacional e económica. Indicadores fornecidos por um estudo efetuado pela autarquia, que permitiu identificar as condições de vida e riscos associados à população com mais de 65 de anos do concelho.

O serviço de Teleassistência surge neste âmbito e vem aumentar o leque de respostas sociais direcionadas para a melhoria da qualidade de vida da população sénior. São disso exemplo o Cartão Municipal Sénior, o Banco de Voluntários que prestam apoio no domicílio a idosos que residem sozinhos ou projetos como o “Sorriso Sénior” pensado para combater o isolamento, promover a saúde mental, física e a participação cívica dos idosos. Um projeto que valeu à Câmara Municipal o prémio “Município do Ano” 2016, atribuído pela UM-Cidades, plataforma criada pela Universidade do Minho.