Autarquia quer todo o concelho com LEDs

Alf ndega da f  1 1024 2500
26 Jan '17

Investimento de cerca de 720 mil euros na eficiência energética da iluminação pública vai permitir uma redução de 66% na fatura energética municipal.

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai avançar com uma candidatura ao programa regional Norte 2020 para dotar todo o concelho com iluminação pública a LED. Ao todo prevê-se a substituição de 3166 luminárias convencionais, num investimento de 726.407,40 mil euros, cofinanciado em 95%. O projeto de promoção da eficiência energética na Iluminação Pública de Alfândega da Fé está a ser desenvolvido em conjunto com a Agência de Energia de Trás-os-Montes.
A instalação desta tecnologia vai refletir-se em poupanças superiores a 980 kWh/ano o que se irá traduzir numa redução de cerca de 147 mil euros anuais na fatura energética municipal. Trata-se de uma poupança total na ordem dos 66%, prevendo-se que o investimento seja totalmente reembolsado no prazo de 6 anos.

A instalação de tecnologia Led vai permitir reduzir as emissões de co2 em 141.405,53 ton/ano, inserindo-se na estratégia municipal de promoção da sustentabilidade ambiental e eficiência energética. Recorde-se que a autarquia já testou esta tecnologia em Sambade, quando há menos de um ano substituiu todas as luminárias existentes por tecnologia LED. As reconhecidas vantagens conduziram a autarquia a alargar este projeto a todo o concelho.

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa