Escultor José Rodrigues homenageado em Alfândega da Fé | Tributo ao Criador de Sonhos evoca vida e obra do artista

07 Fev '17

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé promove, a 18 de fevereiro, uma homenagem ao escultor José Rodrigues, desaparecido no passado mês de setembro. A homenagem acontece no espaço cultural Alfandeguense ao qual o escultor emprestou o nome: a Casa da Cultura. O equipamento, inaugurado em setembro de 2004, foi batizado com o nome do artista como forma de prestar tributo à obra e ao homem que sempre se bateu pela dinamização e desenvolvimento cultural do concelho onde tinha as suas raízes familiares.

“Tributo ao Criador de Sonhos, escultor José Rodrigues” é o nome do espetáculo, que vai subir ao palco do Auditório da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, a partir das 21h30. Produzido pela Ilha Mágica – projeto para a Infância e juventude- e coproduzido pelo município e Fundação José Rodrigues é um trabalho multidisciplinar onde a interação de diferentes artes (Poesia, Música, Canto, Teatro; Dança, Multimédia) se complementam para dar a unidade dramatúrgica. É um trabalho cénico que procura responder à necessidade de respeitar as várias dimensões do Artista/Homem. Um “Tributo ao Criador de Sonhos”, à vida e à arte, uma forma de contribuir para a preservação da memória coletiva.

Os textos escolhidos são de autores consagrados, como os poetas e escritores Manuel António Pina e Eugénio de Andrade, o jornalista e diretor do Museu da Imprensa do Porto, Luís Humberto e o professor António Oliveira.

Integrada nesta homenagem vai também ser oficialmente inaugurada a Exposição de Espaços Cénicos da autoria de José Rodrigues. A mostra patente na Galeria de Exposições da Casa da Cultura pode ser visitada até 18 de março.