Anatomia da Identidade | Projeto artístico cria movimento criativo junto da população de Alfândega da Fé

04 Ago '17

Em Alfândega da Fé foi desenvolvido um projeto artístico focado na população local e que teve como objetivo resgatar memórias da identidade cultural, quer individual quer coletiva, ao mesmo tempo que se criaram localmente novas dinâmicas culturais. Uma iniciativa que surgiu do projeto Anatomia da Identidade e que permitiu realizar um trabalho de pesquisa artística que resultou na adaptação de uma peça de teatro às tradições e vivências rurais.

Foi assim que surgiu a peça “A Visita” que foi apresentada no dia 25 de Julho, ao ar livre, em Alfândega da Fé. Integrada no projeto Anatomia da Identidade, esta peça da autoria do dramaturgo Moncho Rodriguez, foi reestruturada para incorporar elementos característicos locais, como as expressões linguísticas, figurino, objetos e até mesmo músicas e sonoridades.

O projeto foi dirigido pelo ator Pedro Giestas e contou com a participação de várias pessoas que dão vida e som ao monólogo da personagem António que “visita seus parentes mortos, como se ainda presentes estivessem”. Uma história sobre um problema social sentido em especial pelas comunidades do interior do país, cada vez mais afetado pela desertificação. A peça relata o confronto interior de um homem que sobrevive numa aldeia deserta, caído no esquecimento e onde também se esqueceram as tradições e a identidade cultural.

É no sentido de preservar memórias, tradições e a identidade local do território que o município de Alfândega da Fé se associou ao projeto Anatomia da Identidade, uma iniciativa que contou ainda com o apoio da fundação EDP e cujo resultado foi a encenação da peça de teatro “A Visita” pelo ator Pedro Giestas e que subiu ao palco do Anfiteatro do Parque Verde no dia 25 de julho, pelas 21h30.