Comunidade – S | Net-Efficity promove Workshop para famílias aderentes ao projeto

04 Jan '18

Criar uma comunidade sustentável e autossuficiente em termos energéticos é o principal objetivo do projeto NetEfficity, implementado há cerca de 1 ano em Alfândega da Fé. Numa lógica de partilha de recursos e aproveitamento energético, este projeto piloto envolveu 50 famílias do concelho para criar a Comunidade S. No dia 9 de janeiro vai ser feito um ponto de situação e dar a conhecer uma ferramenta importante no projeto.

Pelas 17h00, as famílias que aderiram à iniciativa vão poder participar num Workshop, no Auditório da Biblioteca Municipal. O objetivo é fazer um ponto de situação do projeto e esclarecer os participantes acerca da plataforma de comunicação dos consumos e resultados do projeto. Através desta plataforma as famílias poderão consultar online os seus consumos e o excedente de energia existente na comunidade. É que este projeto abrange ainda 4 edifícios municipais para produção de energia para autoconsumo, cujo excedente pode ser libertado para utilização doméstica. Os benefícios traduzem-se na possibilidade de redução da fatura energética das famílias e na criação de uma comunidade energeticamente sustentável.

Este momento vai também ser aproveitado para fazer um balanço do projeto a nível geral e da sua implementação em Alfândega da Fé. Recorde-se que se trata de um projeto demonstrador que está a lançar em Portugal um conceito inovador de comunidade sustentável através de experiências piloto implementadas em apenas dois municípios portugueses. Uma iniciativa que se pretende alargar e que vai ao encontro da política de sustentabilidade e eficiência energética do município de Alfândega da Fé.

Workshop_NetEfficity_CMAF