Alfândega da Fé testa meios de socorro | Simulacro de incêndio levou à evacuação de um lar de idosos

27 Mar '18

Foi no lar de idosos da Fundação Manuel Joaquim Ochoa, nos Cerejais, que se simulou uma situação de incêndio com várias vítimas. O exercício serviu para testar os meios de socorro e resposta perante uma situação de incêndio num lar de idosos. Em causa estava um fogo que deflagrou na área da cozinha do lar e vitimou duas funcionárias, deixando encurralados três idosos com mobilidade reduzida num piso superior. Os 40 utentes deste lar foram evacuados em segurança.

A iniciativa, integrada no âmbito da VIII Semana da Protecção Civil de Alfândega da Fé, fez também parte do conjunto de ações que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) desenvolveu durante o mês de março em todo o Distrito de Bragança. A operação em Alfândega da Fé envolveu mais de30 operacionais das diversas áreas, entre as quais Bombeiros Voluntários, GNR, Saúde e Protecção Civil.

Alfândega da Fé dedicou três dias à Proteção Civil, envolvendo diversas entidades do concelho que concorrem para a segurança e bem-estar da população. O programa incluiu demonstração de meios das várias forças, exercícios de salvamento em grande ângulo e sessões de sensibilização. O momento foi também aproveitado para trabalhar com as crianças as questões ambientais, assinalando-se a comemoração do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial da Floresta, a 21 de março.