Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Regadio | Primeira intervenção arranca em abril na barragem da Esteveínha

Dsc05450 1 1024 2500
10 Abr '18

Requalificação da barragem da Esteveínha com início no mês de abril

Foi assinado ontem, dia 28 de março, o auto de consignação das obras de requalificação do circuito hidráulico da barragem da Esteveínha. Um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros que arranca já em abril e vai permitir a requalificação das condutas de água que abastecem a barragem e permitem regar os mais de 270 hectares de terrenos inseridos nesta área de regadio.
O projeto, da responsabilidade da DGADR- Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está inserido no Programa Nacional de Regadios e será financiado a 100% pelo PDR 2020. A intervenção vai incidir sobre a requalificação integral das condutas de abastecimento da bacia da Esteveínha, permitindo melhorar a condução da água para a barragem e um maior aproveitamento dos recursos hídricos. Vão também ser instalados contadores nos pontos de rega de formar a evitar desperdícios de água e melhorar a eficiência e gestão do regadio.
A sessão de assinatura do auto de consignação teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e contou com a presença de representantes da DGADR- Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Associação de Beneficiários de Alfândega da Fé, do Executivo Municipal e da empresa responsável pela obra.

Regadio de Vilarchão-Parada já tem parecer favorável

O momento foi aproveitado para se discutirem outros projetos inseridos no plano estratégico de regadio do município, como o novo aproveitamento hidroagrícola de Vilarchão-Parada, que já tem parecer favorável por parte do PDR2020.
São cerca de 14 milhões e meio de euros para fazer nascer uma nova barragem no concelho que há muito era desejada pelos agricultores do planalto Vilarchão-Parada. A criação deste novo aproveitamento hidroagrícola vai permitir criar um perímetro de rega de quase 500 hectares e criar um impulso à produção agrícola no concelho. A próxima fase será a de elaboração dos planos específicos do projeto, esperando-se que, no próximo ano arranquem as obras de construção da nova barragem.
Recorde-se que no concelho serão ainda desenvolvidos outros projetos de beneficiação dos regadios, nomeadamente a reabilitação das barragens da Camba e Salgueiro, reforço do sub-bloco da barragem da Burga, a criação de um novo perímetro de rega em Santa Justa, o plano estratégico de regadio da Serra de Bornes e o aproveitamento da agua da albufeira do Sabor para rega. No total está previsto um investimento na ordem dos 20 milhões de euros na beneficiação dos regadios de Alfândega da Fé.

Dsc05414 1 1024 2500
  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa