Alfândega da Fé dá início ao programa de combate ao abandono e insucesso escolar

Img 8964 1 1024 2500
03 Mai '18

Em Alfândega da Fé o programa de combate ao abandono e insucesso escolar já está a ser implementado. Em causa está o combate às elevadas taxas de desistência e retenção no sistema de ensino a nível local, que a autarquia espera reduzir com este projeto em pelo menos 25%. No total mais de 350 mil euros vão ser investidos em educação, co-financiados a 85% pelos fundos comunitários.

É com o objectivo de melhorar o sucesso educativo das crianças e jovens do concelho, privilegiando um acompanhamento personalizado e multidisciplinar, que a autarquia, em parceria com o Agrupamento de Escolas, CPCJ e outras entidades locais está a desenvolver as operações “Equipa Multidisciplinar” e “Dinamização das Atividades Extracurriculares” que pertencem ao “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar”(PIICIE). A iniciativa insere-se numa estratégia nacional de promoção do sucesso escolar e que a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) concretizou com candidaturas ao Portugal 2020 do projeto PIICIE de Terras de Trás-os-Montes. Alfândega da Fé é um dos municípios abrangidos, contando agora com um programa de intervenção para três anos.

Este projecto está a ser implementado por uma equipa multidisciplinar que atuará nas áreas da educação, social, da saúde, da psicologia e da sociologia. No dia 27 de abril realizou-se a primeira iniciativa no terreno com uma acção de prevenção do Bullying junto dos alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade e uma acção dirigida aos pais e encarregados de educação abordando a mesma temática.

CaptureCIG_web_Banner_Menção_Honrosa