Município de Alfândega da Fé tem plano de contingência para o Verão

Img 4664 1 1024 2500
09 Jul '18

Autarquia recomenda medidas de autoprotecção em caso de incêndio, de ocorrência de ondas de calor e afogamentos

Com o Verão à porta é preciso reforçar as medidas de prevenção e autoprotecção da população em caso de incêndios florestais mas também perante a ocorrência de ondas de calor ou afogamento. Por isso, a autarquia de Alfândega da Fé vai implementar um plano de contingência para o Verão que visa, principalmente, proteger a população mais vulnerável, deixando conselhos e avisos a ter em conta.

Não deitar fósforos ou cigarros acesos para o chão, não depositar lixo e vidro na floresta, não fazer queimadas ou acender fogueiras nas florestas durante esta época do ano são alguns dos avisos feitos à população no âmbito do plano de contingência sazonal. Mas há também recomendações da protecção civil municipal em caso de ocorrência de incêndio. Desligar botijas de gás, fechar portas e janelas das habitações ou procurar o local de refúgio seguro da localidade, podem ajudar a salvar bens e pessoas na eventualidade de um incêndio se aproximar. Estas ações já iniciaram com o Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” e vão ser reforçadas durante os próximos meses.

Mas há também conselhos para evitar os efeitos adversos das ondas de calor que durante o Verão se fazem sentir. Conselhos que são dirigidos em especial às pessoas idosas, aos doentes crónicos, às grávidas e às crianças mas que ajudam, de uma forma geral, toda a população a resistirem ao calor extremo do Verão do Nordeste Transmontano. Aproveitando a época balnear vão ser também transmitidos ensinamentos para evitar afogamentos, através de ações de sensibilização a realizar nas piscinas municipais, um equipamento muito procurado durante os meses de calor. Conselhos úteis e recomendações que vão circular com a Unidade Móvel de Saúde e que os técnicos do ATL (actividades de tempos livres) vão transmitir às crianças do concelho.

Há ainda actividades para a promoção de uma alimentação saudável, para a redução do consumo excessivo do álcool, sobre o aumento da população de vetores (mosquitos, pulgas, carraças e baratas) durante o Verão e ações de sensibilização sobre os cuidados a ter com o Sol, no âmbito da Prevenção Primária do Cancro da Pele.

Medidas que a Câmara Municipal, em parceria com várias entidades, quer fazer chegar à população do concelho para que todos passem o Verão em maior segurança e com mais saúde.

Inc ndios florestais autoprote  o 1 1 1024 2500
Inc ndios florestais autoporte  o 2 1 1024 2500