Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos Facebook Alfândaga da Fé Youtube Flickr

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Biotratamento | Lagoa Ornamental Biológica de Alfândega da Fé

Parque verde 1 1024 2500
08 Jul '18

O biotratamento é uma tecnologia ambiental e económica que consiste num processo biológico, pelo qual organismos vivos reduzem ou removem contaminações ambientais presentes na água, e ajudam a estabelecer a regeneração do ecossistema aquático.

Os sistemas aquáticos ficam com a sua capacidade de autodepuração reduzida, devido a vários fatores relacionados com perturbações de natureza antropogénica (por ação do homem). Uma forma de minimizar esta situação é criar e instroduzir estruturas que permitam aumentar ou recriar o habitat dos organismos depuradores (organismos vivos que fazem parte do biofilme). Os biofilmes são comunidades biológicas (microrganismos) que se desenvolvem em zonas húmidas e vão fixar-se nestas estruturas de plástico.

Assim, este processo, permite optimizar a capacidade de autodepuração que os sistemas aquáticos possuem de forma natural, evitando o uso de produtos químicos.

O biofilme consegue metabolizar e absorver excesso de nutrientes reduzindo as quantidades disponíveis para crescimento excessivo de fitoplâncton (algas e cortina verde na superfície da água), prevenindo, assim, a turbidez da água e a perda de biodiversidade.

Esta metodologia, que surge no âmbito de um estudo de Doutoramento no Instituto Politécnico de Bragança, está a ser testada em regiões temperadas, como é o caso do Rio Fervença em Bragança, e vai também ter a sua fase experimental na Lagoa Ornamental biológica em Alfândega da Fé, onde se observam, no Verão, populações excessivas de fitoplâncton.

Na Lagoa Ornamental de Alfândega da Fé, este ano ainda não se detectaram problemas associados à qualidade da água devido à precipitação que se fez sentir. Os meses mais críticos de ocorrência de problemas relacionados com o fenómeno de eutrofização, processo de multiplicação de algas em águas paradas e perda de biodiversidade, é na altura de primavera/verão, e, posteriormente no outono.

A lagoa apresenta bastante vegetação ripícola com diversidade, e, é também possível visualizar uma grande diversidade de anfíbios e répteis.

À população alfandeguense pede-se, durante os próximos três meses (correspondentes à fase experimental), o máximo de cuidado com as estruturas colocadas na Lagoa Ornamental, localizada no Parque Verde.

Lagoa 1 1024 2500
Biofilme 1 1024 2500
  • logotipo sgs
  • logotipo compete
  • wiremaze logotipo

imagem